Atividades Paralelas

FESTIVAL CURTA CINEMA

34ª Edição

2025

Rio de Janeiro

16 a 23 de abril

Laboratório de Projetos de Curta-Metragem

O Laboratório de Projetos de Curta-Metragem acontecerá presencialmente nos dias 18, 19 e 24 de abril. Tendo como principal objetivo fomentar a realização de curtas-metragens, o Laboratório conta com a experiência de profissionais atuantes na área audiovisual. Nesta edição, Flávia Castro, Felipe Scholl e Clementino Junior serão os consultores responsáveis pela orientação dos 12 (doze) projetos de curta-metragem selecionados. Ao final do Laboratório os projetos terão a oportunidade de participar de um Pitching, após o qual será definido o projeto vencedor a ser conhecido durante a premiação oficial.

Clementino Junior

Clementino Junior

Clementino Junior é doutor e mestre em educação, bacharel em desenho industrial, cineasta com 31 obras lançadas, sendo dois longas-documentários, educador audiovisual e ambiental e fundador do CAN – Cineclube Atlântico Negro (desde 2008) e do CineGEASur (desde 2016), cineclubes com enfoque na diáspora africana e nas lutas ambientais e pelos direitos humanos.

 FLAVIA CASTRO

FLAVIA CASTRO

Flavia Castro é roteirista e diretora. Escreveu e dirigiu Diário de uma busca (2011); documentário premiado no Brasil e no exterior. Sua primeira ficção, Deslembro (2018) teve estreia mundial no Festival de Veneza e conquistou vários prêmios de crítica e público. Flavia encerra a trilogia de sua “construção de lembranças” voltando à infância com o longa As Vitrines (2023). Em 2023, também dirigiu o longa-metragem de ficção Cyclone, livremente inspirado na história de Maria de Lourdes Castro. Flavia também atua regularmente como docente e consultora de projetos, em diversos espaços, como na EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión) em Cuba, ou, mais recentemente no Fulgor Lab (Espanha).

Felipe Sholl

Felipe Sholl

Felipe Sholl nasceu em 1982 no Rio de Janeiro. Seu primeiro longa como diretor, FALA COMIGO, ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival do Rio 2016. O primeiro curta de Felipe como diretor, TÁ (2007), foi exibido no Festival de Berlim e ganhou o Teddy Award de Melhor Curta em 2008. Atualmente, Felipe está finalizando seu segundo longa, RUAS DA GLÓRIA. Como roteirista, é creditado em 11 títulos lançados e 2 em produção, incluindo IL TRADITORE, de Marco Bellocchio (Cannes 2019), CASA DE ANTIGUIDADES, de João Paulo Miranda Maria (Cannes 2020), e M8 (2020), de Jefferson De, (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Roteiro Adaptado).