Atividades Paralelas
FESTIVAL CURTA CINEMA
34ª Edição
2025
Rio de Janeiro
16 a 23 de abril
Laboratório de Projetos de Curta-Metragem
O Laboratório de Projetos de Curta-Metragem acontecerá presencialmente nos dias 18, 19 e 24 de abril. Tendo como principal objetivo fomentar a realização de curtas-metragens, o Laboratório conta com a experiência de profissionais atuantes na área audiovisual. Nesta edição, Flávia Castro, Felipe Scholl e Clementino Junior serão os consultores responsáveis pela orientação dos 12 (doze) projetos de curta-metragem selecionados. Ao final do Laboratório os projetos terão a oportunidade de participar de um Pitching, após o qual será definido o projeto vencedor a ser conhecido durante a premiação oficial.
Clementino Junior
Clementino Junior é doutor e mestre em educação, bacharel em desenho industrial, cineasta com 31 obras lançadas, sendo dois longas-documentários, educador audiovisual e ambiental e fundador do CAN – Cineclube Atlântico Negro (desde 2008) e do CineGEASur (desde 2016), cineclubes com enfoque na diáspora africana e nas lutas ambientais e pelos direitos humanos.
FLAVIA CASTRO
Flavia Castro é roteirista e diretora. Escreveu e dirigiu Diário de uma busca (2011); documentário premiado no Brasil e no exterior. Sua primeira ficção, Deslembro (2018) teve estreia mundial no Festival de Veneza e conquistou vários prêmios de crítica e público. Flavia encerra a trilogia de sua “construção de lembranças” voltando à infância com o longa As Vitrines (2023). Em 2023, também dirigiu o longa-metragem de ficção Cyclone, livremente inspirado na história de Maria de Lourdes Castro. Flavia também atua regularmente como docente e consultora de projetos, em diversos espaços, como na EICTV (Escuela Internacional de Cine y Televisión) em Cuba, ou, mais recentemente no Fulgor Lab (Espanha).
Felipe Sholl
Felipe Sholl nasceu em 1982 no Rio de Janeiro. Seu primeiro longa como diretor, FALA COMIGO, ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Atriz no Festival do Rio 2016. O primeiro curta de Felipe como diretor, TÁ (2007), foi exibido no Festival de Berlim e ganhou o Teddy Award de Melhor Curta em 2008. Atualmente, Felipe está finalizando seu segundo longa, RUAS DA GLÓRIA. Como roteirista, é creditado em 11 títulos lançados e 2 em produção, incluindo IL TRADITORE, de Marco Bellocchio (Cannes 2019), CASA DE ANTIGUIDADES, de João Paulo Miranda Maria (Cannes 2020), e M8 (2020), de Jefferson De, (Grande Prêmio do Cinema Brasileiro de Melhor Roteiro Adaptado).