Paper

DIR: Juliana Rodrigues . 2 min . RJ/Brasil . 2011

A história de um bonequinho de papel que se levanta e explora o fantástico mundo da mesa de desenho ao seu redor. Animação mista em quadro a quadro tradicional e em stop motion.

O mundo de Ulim e Oilut

DIR: Caru Alves de Souza . 13 min . SP/Brasil . 2011

Milu tem 6 anos e está de férias. Isso não significa diversão, pois ela tem que ficar sozinha em casa enquanto sua mãe trabalha. Túlio, um menino misterioso, a convida para brincar. Aos poucos, suas brincadeiras e fantasias tomam conta da realidade que os cerca.


O reino do chocolate

DIR: Rafael Jardim . 4 min . BA/Brasil . 2011

A história de um planeta onde pessoas de cores diferentes não podem se misturar. Animação stop motion feita com chocolate.

Pety Pode Tudo

DIR: Anahi Borges . 18 min . SP/Brasil . 2012

Pety é uma menina com um majestoso sentimento de controle de tudo que está ao seu redor. Um dia, a caminho da escola, acredita receber um aviso do anjo Gabriel prenunciando a morte do seu coelho de estimação chamado Perninha. O medo da perda e o desejo de controle a impulsionam na olímpica tentativa de driblar o destino profetizado.

Antes que o verão acabe

DIR: Marília Nogueira . 16 min . MG/Brasil . 2012

Pequenos grandes acontecimentos de um verão no interior. Igor tem 4 anos e está preocupado com a chegada de uma nova irmã, enquanto o vovô, perto dos 80, vai fugir de casa mais uma vez.


Luz Câmera Animação

DIR: Giovanna Belico Cária Guimarães . 2 min . MG/Brasil . 2012

Um animador deixa na mesa de trabalho seus materiais de desenho. A luminária resolve experimentar o prazer de desenhar. Porém, não consegue dominar os lápis. Depois de algumas tentativas e muita irritação, descobre que pode usar seu fio para criar imagens e sua luz para projetar sombras, criando assim inusitados filmes animados.

Lesma e Caracóis

DIR: Gwendoline Gamboa, Sylwia Szkiladz . 7 min . Bélgica . 2011

Lesma e caracóis conta a história de uma pequena lesma tentando se situar num mundo de caracóis. Num mundo onírico, engraçado e no entanto às vezes cruel, a lesma vai ter que se afirmar.

Segunda mão

DIR: Isaac King . 8 min . Canadá . 2011

O termo “second hand” do título se refere ao ponteiro do relógio mas também a artigos de segunda mão. O que você preferiria – poupar tempo, ou coisas? Este filme examina a falta de equilíbrio e o desperdício criados por essas obsessões modernas.

As tardes de Tintico

DIR: Alejandro Garcia Caballero . 9 min . México . 2012

No belo vale de Acapulco, um grupo de mosquitos viciados em música tenta desesperadamente restaurar a felicidade de um velho e famoso instrutor de rumba. Venham todos e curtam os grandes números musicais, desempenhos talentosos e muito sabor!

Estrela

DIR: Dellani Lima . 3 min . MG/Brasil . 2012

Primeira estrela que vejo realize meu desejo.

Jus

DIR: Marcelo Didimo Souza Vieira . 18 min . CE/Brasil . 2012

Jus é um filme sobre um dos animais mais simbólicos do Nordeste brasileiro, o jumento.

Um sol de jacaré

DIR: Rosa Berardo . 20 min . GO/Brasil . 2012

A história deste filme mistura realidade e fábula, ensinando através de uma experiência inusitada e cômica que a natureza reage aos maus tratos que nós humanos lhe impomos. Julia e Gaspar conduzem o fio da história num enredo em que as atitudes desmedidas de  seus pais vão causar danos à própria família. A trama, que vai chamar a atenção para a necessidade de se respeitar a natureza, gira em torno da penalização simbólica da mãe dos personagens, que enfrenta  o efeito do Sol numa atmosfera já modificada pelos estragos na camada de ozônio – sem mesmo se dar conta que seus próprios hábitos contribuem para estes estragos ambientais. O filme tem nos personagens Julia e Gaspar um modelo de coragem e  cuidado  para se construir um mundo melhor.

O Fim do Recreio

DIR: Nélio Spréa, Vinicius Mazzon . 17 min . PR/Brasil . 2012

No Congresso Nacional, um projeto de lei pretende acabar com o recreio escolar. Ao mesmo tempo, em uma escola municipal de Curitiba, um grupo de crianças pode mudar toda essa história. Recheado de vibrantes brincadeiras infantis, O fim do recreio é um curta-metragem para todos os públicos, que bota a boca no trombone e avisa: cobra parada não engole sapo!

Raptado

DIR: Sarah Winkenstette . 20 min . Alemanha . 2011

Ida, de 11 anos, raptou seu colega de classe Hannes porque ela quer que ele a beije. Não convencional e não aceita pelos outros, ela busca amor e afeto, e um beijo seria um bom começo.

Creare

DIR: Carlos Roberto Morales Umaña . 5 min . Costa Rica . 2011

A personagem faz seus pensamentos virarem obras artísticas.

DNA para Voar

DIR: Fabio Benvenuti, Fabio Benvenuti, Leonel Sant'Anna . 5 min . SP/Brasil . 2012

Avô, filho e neto realizam um sonho, voar juntos. O curta é o registro do primeiro salto de paraquedas de três gerações, na América Latina. Realizado pela família Costa.

Sabrina + 1

DIR: Fernanda Neder, Helena Borschiver . 14 min . RJ/Brasil . 2011

No dia da grande festa, Sabrina recebe uma convidada inesperada: uma espinha na testa! Suas amigas são convocadas para ajudá-la a encontrar uma solução.

Meio-Dia, Isabela

DIR: Evandro Scorsin . 7 min . PR/Brasil . 2011

E se esses forem os melhores dias de nossas vidas?

Festa no Apartamento de Suzana

DIR: Christopher Faust Pereira . 4 min . PR/Brasil . 2012

Augusto é convidado para uma festa no apartamento de uma colega de faculdade.

Ursus

DIR: Reinis Petersons . 11 min . Letônia . 2011

Uma história sobre um urso antropomórfico que de dia trabalha como motociclista-acrobata em um circo, mas que de noite sonha com a vida selvagem e a floresta onde parece estar sua verdadeira felicidade. Uma menina assiste a cada apresentação sua, mas teme se aproximar dele. Certo dia, o urso decide deixar tudo para trás e parte para a floresta para encontrar sua felicidade. Esta é uma história de sonhos, desejos, a busca de si mesmo, amizade e felicidade.

Voice Over

DIR: Martin Rosete . 10 min . Espanha . 2012

Não digo de quem é a voz em off que nos conduz a três situações extremas que, na verdade, são a mesma coisa. Você sobreviverá?

Bruce Lee jogava badminton também

DIR: Corrie Chen . 14 min . Austrália . 2011

Adolescente desengonçado do subúrbio, Nic Wooding quer ser o melhor jogador de badminton do mundo, para tristeza de seu pai exigente, ex-campeão de tênis. Enquanto isso, os últimos vizinhos brancos se mudaram, substituídos pelos Cheong, um chinês com sua filha de 16 anos, Jenny. A competição de badminton regional está próxima, e Nic se rebela contra os desejos do pai – e descobre que seguir seu sonho pode levar a algo bem diferente.

Playground

DIR: Elad Primo . 9 min . Israel . 2011

Dia de aula. Kfir de 12 anos está sendo arrastado de novo por seu amigo Aviram para brincar nos campos abertos, longe de seu vilarejo. Quando percebe que hoje eles vão brincar com uma espingarda que Aviram roubou de seu irmão que é soldado, Kfir decide fazer a coisa certa, o que requer que ele enfrente seus medos.

O Segredo do Circo

DIR: Leyla Daruis Luis . 13 min . Espanha . 2012

Elena, jovem trapezista num pequeno circo ambulante, fica além do usual numa pequena cidade. Lá, ela experimentará pela primeira vez o conflito entre a estabilidade da cidade e a vida nômade do circo.

Aldeia

DIR: José Buarque Ferreira . 16 min . RJ/Brasil . 2012

Parte de mim vai embora.

Coração na Boca

DIR: Vitor Isidoro Levy . 15 min . RJ/Brasil . 2011

Em um parque de diversões, o sensível Júlio e a determinada Giovana conversam sobre o amor. E o diálogo sobre as diferentes perspectivas de um relacionamento trará um rumo novo e inesperado para suas vidas.

O Afinador

DIR: Fernando Camargo, Matheus Parizi Carvalho . 15 min . SP/Brasil . 2012

Paulo é um jovem afinador de pianos que trabalha na oficina de restauração de seu dominante pai. Ao longo de um dia de trabalho, tenta descobrir o paradeiro de uma carta que espera ansiosamente. 

O cadeado

DIR: Leon Sampaio . 12 min . BA/Brasil . 2012

Escola pública, zona rural. Um cadeado impede a entrada dos alunos e dos professores.

A galinha que burlou o sistema

DIR: Quico Meirelles . 15 min . SP/Brasil . 2012

Numa granja industrial, uma galinha tem uma visão: toma consciência da engrenagem que rege sua vida, que determina seu destino. Mesmo enclausurada entre milhões de galinhas que não compartilham de sua angústia, ela acredita que a vida pode ser diferente.

Rito

DIR: Michael Pearce . 17 min . Inglaterra . 2011

Mike leva seu filho distante para passear no seu aniversário, desesperado para provar que é um homem mudado. Mas a bebida e a violência subjacente ao dia do jogo mostram seu pior lado.