O pequeno monstro

DIR: Kauê Nunes Melo, Nildo Ferreira . 6 min . SP/Brasil . 2012

Miguel é um menino de 8 anos que possui uma maneira própria de ver o mundo. Incentivado por uma redação da escola e por sua imaginação, revela os mistérios sombrios sobre sua família, que acredita ser formada por monstros.

A velha gulosa

DIR: Isabela Veiga . 11 min . GO/Brasil . 2013

Guilherme não pode brincar na rua por causa da chuva que cai lá fora. O menino usa sua imaginação para driblar o tédio e através das histórias que sua avó conta, percebe seu mundo de forma diferente.

Os donos da mata

DIR: Luciana Bezerra . 13 min . RJ/Brasil . 2012

Crianças penetram na mata para caminhar e tomar banho no rio. Subitamente começam a acontecer fatos estranhos. Apesar do medo que sentem, continuam o passeio, com a certeza de que a mata tem seus donos.

Pescador de Marcéu

DIR: Pedro Moscalcoff . 9 min . SP/Brasil . 2013

Um homem não consegue pescar nada que não seja lixo. Subitamente um peixe colorido o leva para as profundezas do oceano. Esta será uma mágica viagem por um mundo diferente e inesperado com muitos pescadores e pelicanos.

A Nau Caxineta

DIR: Students of the 4th grade, under the guidance of Vasco Sá and David Doutel . 4 min . Portugal . 2012

Lá vem a Nau Caxineta

Que tem muito que contar,

Já passa mais de ano e dia

Que anda nas ondas do mar.

Sorvetes vão para casa

DIR: Alasdair Brotherson, Jock Mooney . 3 min . Inglaterra . 2013

Quando o primeiro floco de neve aterrisa no concreto gelado, os caminhões de sorvete começam a contemplar o inverno rigoroso à frente. Porque, assim como para as renas e os gansos, a temporada marca uma longa viagem em busca de climas mais temperados.

Virtuoso Virtual

DIR: Oschmann Maja, Stellmach Thomas . 8 min . Alemanha . 2013

Desenhos abstratos de tinta aparecem do nada. Sincronizados com a música, eles crescem, mudam de curiosos e encontros tímidos para perseguições dinâmicas e confrontos.

Miragem

DIR: Dana Terrace, Iker Maidagan . 9 min . EUA . 2013

Jovem esquimó e seu cachorro fazem a descoberta da vida enquanto exploram a tundra ártica procurando um bom lugar para pescar.

Uma caminhada na floresta

DIR: Tess Martin . 1 min . EUA . 2012

Cuidado com a floresta – bonita mas traiçoeira. Este curta de um minuto foi criado na residência de artistas I-Park em East Haddam, em Connecticut, USA.

Vento

DIR: Robert Löbel . 4 min . Alemanha . 2012

Curta de animação sobre o cotidiano de pessoas que vivem numa área de ventos e que parecem irremediavelmente expostas ao tempo. O vento cria um sistema natural para viver.

Apocalipse de Verão

DIR: Carolina Durão . 15 min . RJ/Brasil . 2013

Rio de Janeiro, 45°C, multidão nas praias: apocalipse de verão! Daniel tem 8 anos e, de férias, vai com sua avó à praia todos os dias, é seu programa favorito. Na atmosfera salina, ele vivencia diversos mundos e convive com amigos reais e imaginários. 

É proibido menino calçado entrar na escola

DIR: Edson Bastos, Henrique Filho . 5 min . BA/Brasil . 2013

Da obra do escritor baiano Euclides Neto, o curta apresenta uma história baseada em fatos reais, sobre a evasão de alunos de uma escola pública municipal por conta de um pé calçado.

Observadores de Saci

DIR: Issis Valenzuela . 24 min . SP/Brasil . 2013

Três observadores levam a equipe do documentário para a mata e mostram por que acreditam em sacis.

Paulie

DIR: Andrew Nackman . 11 min . EUA . 2012

Curta comédia sobre Paulie, um garoto prodígio que tem a missão de derrubar o valentão da escola depois que este o vence numa competição de redação.

Deus pelo pescoço

DIR: José Trigueiros . 16 min . Espanha . 2013

É domingo e Pablo, de 8 anos, recebe um convite para uma festa de aniversário proibida. É domingo e, pela primeira vez, Pablo vai acompanhar sua mãe que prega de porta em porta.

Os sorvetes de Cumbal

DIR: Juan Pablo Marti Garcia . 14 min . Colômbia . 2013

Um avô que conhece a ciência dos sorvetes artesanais de Paila adoece a poucos dias de um festival, e seus netos de tenra idade enfrentam o desafio de subir a montanha para conseguir o gelo para fazer os sorvetes.

Tolo!

DIR: Francesca Catricala . 6 min . Espanha . 2012

Uma pequena história sobre as almas maiores de amizade e tolerância: as crianças.


Suassuna, a peleja do sonho com a injustiça

DIR: Filipe Gontijo, O Silva . 8 min . DF/Brasil . 2013

Animação, embalada pelas rimas de cordel, apresenta o universo literário e o posicionamento político-social de um dos escritores mais populares do Brasil, Ariano Suassuna. Destaque para a narração do músico Lirinha (ex-Cordel do Fogo Encantado) e para a música de encerramento, cuja letra é de Ariano Suassuna.

Veraneio

DIR: Leon Sampaio . 15 min . BA/Brasil . 2013

Mário, adolescente roqueiro, passa os dias a se proteger do Sol e dos carros de som. Ele detesta pagode, tem completa aversão. Certa noite, sua mãe pede para que ele entregue a chave de casa para o irmão. Irritado, Mário dirige-se à praça, vê uma multidão dançando pagode. Ele avista Mari, colega do irmão. A garota está dançando, ele se apaixona.

Bear Me

DIR: Katarzyna Wilk . 6 min . Alemanha . 2012

Amor e outras coisas estranhas… Uma animação divertida sobre amor, uma vida normal, e tudo o mais que um relacionamento pode oferecer. Mas em uma percepção idealista.

Haleema

DIR: Boris Schaarschmidt . 18 min . Alemanha . 2013

Sol escaldante do deserto do Sudão. Uma mãe grávida e seus filhos pequenos estão em busca de água e abrigo da impiedosa milícia Janjaweed. Quando um dos irmãos fica muito enfraquecido para seguir em frente, Haleema é despachada pela sua mãe para encontrar água. Começa uma viagem perigosa, cheia de esperança e desespero.

Beije me suavemente

DIR: Anthony Schatteman . 16 min . Bélgica . 2012

Jasper, de 17 anos, vive numa cidadezinha cinzenta. Na sua família, não consegue ser ele mesmo. Seu pai é um cantor chamado LukkieLuk, e todas as atenções da família são voltadas para a carreira dele. Jasper procura uma maneira de lidar com isso e enfrenta dúvidas típicas da vida de um adolescente. Dúvidas que não serão sanadas enquanto ele permanecer na rotina.

Puja Nights

DIR: Daniel Marc Janes, Tanjil Rashid . 15 min . Inglaterra . 2013

A Sra. Shah venera os ídolos hindus tradicionais. Sua filha Priya venera Cosmo Basmati, herói de cinema de Bollywood. Mãe e filha não se entendem.

CROCODILOS SEM SELAS

DIR: Britta Wandaogo . 15 min . Alemanha . 2012

"O dia em que você não sabe onde ir - lembre-se de onde você veio"

Um road movie documental sobre a sorte de ser quem se é.

Desaparecido

DIR: Cristian Wiesenfeld . 3 min . Alemanha . 2011

Vacas desaparecidas e luzes estranhas vindas do céu quebram o silêncio de uma pequena aldeia. Um pequeno filme de ficção científica inspirado pelos trens em miniatura alemães; misturando técnicas como pixelação, CGI, macrovídeo e chaveiros de luz.

Muros entre nós

DIR: Francisco Toledo . 14 min . SP/Brasil . 2013

Liz e Bob são dois adolescentes paulistanos. Ambos circulam e se buscam pela cidade. Inspirado em poemas de Elizabeth Barrett Browning e Robert Browning.

Contos da Maré

DIR: Douglas Soares . 18 min . RJ/Brasil . 2013

Lendas urbanas, memórias de uma família e do local onde moram. Uma história de lobos, cobras e porcos para uma complexa Maré.

A Estrada de Raffael

DIR: Alessandro Falco . 25 min . Itália . 2013

Raffael é um garoto de 13 anos que vive nos subúrbios de Nápoles. Das 12h30 às 15h30 e das 19h às 21h ele vende cigarros numa esquina. Nesse meio tempo, a polícia enfrenta protestos há dias depois que o prefeito decide desapropriar um conjunto residencial.

Borboletas

DIR: Isabel Peppard . 13 min . Austrália . 2012

Uma jovem artista fica na calçada tentando ganhar a vida vendendo seus desenhos aos transeuntes. Um homem de negócios reconhece seu talento e oferece um emprego assalariado. A perspectiva parece convidativa, mas a realidade ameaça matar sua imaginação...

Tinindo

DIR: Alireza Nosrati . 4 min . Irã . 2013

Num lugar desconhecido, um homem acumula moedas que caem do céu e escala a montanha que elas formam. Não é muito claro o que ele quer com isso até que...

Baba Noël

DIR: Walid Mattar . 16 min . França . 2012

Foued se vira em trabalhos da construção civil e ocupa um apartamento invadido com outros imigrantes ilegais, vivendo em pânico de ser preso e deportado. Certo dia lhe é oferecido um emprego bem pago em que ele acredita poder ficar invisível...

Abdullah

DIR: Jakob Besuch . 9 min . Alemanha . 2013

Abdullah cresceu filho de uma família de migrantes. Sendo parte do cenário musical, ele começa a consumir cada vez mais maconha, até encarar uma psicose. No hospital, ele se sente agradecido por um psicólogo que o apoia no seu caminho de volta à vida.

Conferência das escovas

DIR: Franz Winzentsen . 6 min . Alemanha . 2012

Escovas recolhidas nos escombros das ruínas de uma antiga fábrica de hélices de navios se veem com bicos crescendo... Numa conferência, eles conectam a obsolescência planejada à crença no progresso econômico da Lua.