O Tumulto da Pipoca Caramelada

DIR: Guang Cheng Shie . 20 min . Taiwan . 2014

A cidade vai de mal a pior. Certo dia, o diretor e seu cliente estão atrasados para a filmagem de um anúncio sobre um novo belisquete de comida japonesa – pipoca caramelada. O cinegrafista sênior resolve começar a filmagem e dá ordens a Jimmy, o assistente de produção, de derramar leite condensado repetidamente sobre um prato de belisquetes de milho. Ao mesmo tempo, em outra parte da cidade, trabalhadores abandonados estão bloqueando os trilhos dos trens para resistir à opressão do governo. Amy, namorada de Jimmy, anda pelas ruas buscando clientes para a imobiliária e fica deprimida quando perde uma venda após a outra. Este filme expõe o absurdo e a crueldade da realidade justapondo essas duas personalidades diferentes em espaços divergentes.

O beco

DIR: Cécile Ducrocq . 29 min . França . 2014

Suzanne é prostituta há 15 anos. Ela tem seu território, seus clientes regulares, sua liberdade. Um dia, jovens prostitutas africanas se estabelecem nas redondezas. Ela se sente ameaçada.

Aissa

DIR: Clément Tréhin-Lalanne . 8 min . França . 2014

Aissa é congolesa, residindo atualmente ilegalmente na França. Ela se diz menor de idade, porém as autoridades acreditam que ela tenha mais de 18 anos. Para determinar se ela pode permanecer no país, um médico deve fazer um exame físico.

Jantar para poucos

DIR: Nassos Vakalis . 10 min . EUA . 2014

Uma alegoria sobre nossa sociedade. Durante o jantar, “o sistema” funciona como uma máquina azeitada. Alimenta somente os poucos eleitos que, com o passar do tempo, tolamente consomem todos os recursos enquanto o resto sobrevive com as migalhas da mesa. Inevitavelmente, quando os recursos acabam, a luta pelo que resta leva a uma mudança catastrófica. Infelizmente, as crias desta transição profunda não se tornam um sinal de esperança, mas imagens escarradas de seus pais.

A respiração

DIR: Fabian Kaiser . 11 min . Suíça . 2014

Uma viagem por uma situação abstrata na prática da brigada de incêndio voluntária. Nas profundezas da terra, os bombeiros se preparam para a emergência vindoura. Câmeras seguem a descida da equipe. A cabeça arde. Constrição pressiona o peito.  No vácuo das profundezas, as alucinações pulsam. O equipamento é à prova de vazamento?  De que cor é o medo?

Boia

DIR: David Higgs . 12 min . Inglaterra . 2013

Um jovem, seu rádio e o mar. Enquanto ele vasculha as dunas vazias, ouvindo pelo rádio o aterrisar do rover marciano Curiosity da NASA, os gritos de uma criança angustiada ecoam acima do barulho das ondas. Depois de muito hesitar, ele entra no mar para salvar a criança. Quanto chega à terra com a criança nos braços, chega a família da criança. A mãe parece nem notar sua presença, puxando a criança dos seus braços, e a família desaparece pelas dunas tão rapidamente quanto apareceu, deixando o jovem encharcado e incrédulo. Neste filme surreal e cômico que lida com o comportamento por vezes estranho e irracional que as pessoas demonstram em momentos de crise, a mundanidade da vida é quebrada e restaurada num instante, e a boa ação suprema nem se nota.

Washingtonia

DIR: Konstantina Kotzamani . 24 min . Grécia . 2014

O filme começa quando corações de girafas não podem mais ser ouvidos. Washingtonia é um nome alternativo de Atenas, um lugar onde pessoas, assim como animais, ficam desanimadas no verão por causa do calor. Washingtonia é a única palmeira cujo coração não é devorado pelo besouro vermelho, pois seu coração é pequeno e seco, e ninguém gosta de corações pequenos e secos.

Até Santiago

DIR: Mauro Carraro . 13 min . Suíça . 2013

A jornada de Mapo no Caminho de Santiago. Nesta rota lendária ele cruzará cidades e encontrará outros peregrinos que não necessariamente carregam suas mochilas.

Uma viagem para longe

DIR: Kurt Platvoet . 15 min . Holanda . 2014

Um curta sem diálogos sobre o dono solitário e tímido de uma livraria que começa misteriosamente a perder seus membros. 

Sexta-Feira, 20h15

DIR: Agustin Burghi . 9 min . Argentina . 2014

Sexta-feira, 20h15. Um trem repleto de mulheres sai noite adentro. A viagem é rotineira para elas. Este trem as leva todo fim de semana ao local onde estão seus maridos e parentes – o Presídio General Alvear.

A despedida

DIR: Mariano Minestrelli . 8 min . Argentina . 2014

Os amigos levam Benjamim para uma despedida de solteiro. Quando a brincadeira desanda, ele se encontra sozinho em um bosque assustador. Por fim, ele é ajudado por um residente bondoso do bairro perigoso. Na casa do ancião, Benjamim conhece sua filha, Ophelia. Benjamim se sente profundamente atraído por ela e eles dividem um táxi de volta para sua casa.

A galinha

DIR: Una Gunjak . 15 min . Alemanha . 2014

Selma ganha uma galinha viva como presente de seu aniversário de 6 anos. Quando ela percebe que a galinha vai ser morta para alimentar a família, ela resolve salvá-la, libertando-a, sem saber dos altos riscos que tal ação desencadeará.

Trento Symphonia

DIR: Flatform . 20 min . França . 2014

Pôr do sol numa paisagem montanhosa. Uma orquestra e um coro, junto com um grupo grande de adolescentes que servem de estantes vivas, são filmados enquanto tocam a primeira parte da Oitava Sinfonia de Mahler.  Os músicos começam aos poucos a se movimentar numa coreografia precisa, seguindo suas estantes vivas. Enquanto os movimentos são executados, grupos distintos de músicos, cantores e estantes vivas começam a desaparecer junto com os sons que emitem. A música vira progressivamente um objeto sonoro captado no decorrer de sua própria erosão, que corresponde à lenta dissolução da visibilidade da paisagem, devido ao pôr do sol. Ao final, a música como objeto sonoro e a paisagem como objeto visual se tornam idênticos, sendo transformados em relação à configuração original. Assim, a paisagem se torna ponto de convergência entre a contemplação, a correspondência e a imaginação.

Terra branca

DIR: J. Christian Jensen . 20 min . EUA . 2014

Milhares de almas rumam para as planícies do norte da América procurando trabalho nos campos petrolíferos. Um conto sobre o boom do petróleo visto por olhos inesperados. Três crianças e sua mãe imigrantes encaram o inverno cruel e exploram temas de inocência, o lar e o sonho americano.

A.D.A.M.

DIR: Vladislav Knezevic . 13 min . Croácia . 2014

A queda de um dispositivo chamado A.D.A.M. (Drone Autônomo para Mineração em Asteroides) causa o fortalecimento de seus processos cognitivos e a ativação de seu modo autônomo. Isso o leva a recusar toda comunicação com os operadores da companhia de satélites. 

Lux

DIR: Alvaro Luque . 7 min . Peru . 2014

Um plano-sequência que supostamente capta os últimos minutos de luz no pôr do sol de verão a dois quilômetros da ação. A história se desenrola quando a luz vai diminuindo e tudo que temos é a oportunidade de tirar nossas próprias conclusões sobre o que realmente acontece à distância enquanto as silhuetas dos personagens caminham na linha do horizonte.

Todo Um Futuro Juntos

DIR: Pablo Remón . 17 min . Espanha . 2014

Dois banqueiros que venderam uma grande parte de suas ações preferenciais conversam num bar. Um deles, o gerente geral, sofre com um protesto: um grupo de vítimas vigia sua casa e sua família. Agora, após várias noites insones, ele finalmente teve uma revelação.

Enquanto nos restam os fuzis

DIR: Caroline Poggi, Jonathan Vinel . 31 min . França . 2014

Está muito quente. As ruas estão estranhamente vazias. As palmeiras estão sofrendo e ecoam tiros. Joshua quer morrer mas não quer abandonar seu irmão Maël. Neste meio tempo, ele encontra uma gangue – Os Icebergs.

Por aqui nada de novo

DIR: Pedro Augusto Almeida . 10 min . Portugal . 2014

Alex é um jovem adulto de um conjunto habitacional. Quando sai de casa de manhã, se vê diante de uma situação incomum: sua bicicleta sumiu. Ele falta a escola e vai à praia para ver se alguém está andando com a sua bicicleta.

Ainda não acabei

DIR: Ronny Dorfler . 10 min . EUA . 2014

Sarah tem uma doença grave e precisa de cuidados médicos. Sem conseguir pagar pelo tratamento necessário e após perder o emprego, ela decide assaltar um banco. Mas não pelo dinheiro.

Tia Maam nunca teve um passaporte

DIR: Sorayos Prapapan . 13 min . Tailândia . 2014

Tia Maam é massagista de pés. Também trabalha como atriz em filmes tailandeses independentes. Certo dia, um dos filmes em que atua é selecionado num festival de cinema europeu. O diretor a convida para ir ao festival, mas Tia Maam nunca teve passaporte. Ela consulta Kaen, seu sobrinho, sobre como obter um passaporte. O filme é uma sátira e comédia noir sobre um tema social. O pano de fundo é o movimento político contra o governo tailandês no início de 2014.

Tudo que presta de alguma forma

DIR: Pim Zwier . 8 min . Alemanha . 2013

Uma multidão de animais é reunida numa sequência rítmica de fotografias. As imagens se fundem como num cruzamento de espécies. Um acúmulo de tempos idos, captado em fotos, em que os animais são substituíveis, mas os mesmos empregados reaparecem com frequência. Anos de estudos e experimentos com animais são reduzidos a poucas imagens por segundo. O resultado da pesquisa derivada da imagem permanece um mistério. Ver é comparar, descobrir semelhanças e diferenças, buscando um ideal, a satisfação da curiosidade. Otimizando sua utilização. O filme é baseado na coleção histórica de fotografias em chapa de vidro de Julius Kuhn na Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg.

Tempestade contra capa de chuva

DIR: Paul Cabon . 13 min . França . 2014

Uma tempestade alcança o litoral da Bretanha. A natureza enlouquece, dois jovens cientistas estão em meio ao caos. Espionagem, tensões românticas e eventos misteriosos esbarram com entusiasmo e ao acaso.

Tetos quebrados

DIR: Yanillys Perez . 17 min . República Dominicana . 2014

Num vilarejo da República Dominicana, Anna, de 12 anos, vive uma infância difícil. Ela sofre com a ausência de uma mãe irresponsável. Ela tem de cuidar de suas irmãs mais novas. Seu sonho é fazer a primeira comunhão e usar um vestido branco imaculado. Infelizmente, sua busca espiritual corre perigo.

A Partilha da Sombra

DIR: Olivier Smolders . 28 min . Bélgica . 2014

O Caso Beendek é muito diferente na história da fotografia e da arte em geral. Os problemas apresentados pelo trabalho de Benedek são tanto éticos – algumas de suas imagens, captadas durante a guerra, continuam a chocar nos dias de hoje – como estéticos: ele perpassou todos os artistas vanguardistas de seu tempo, às vezes à frente de outros artistas que viriam a ser famosos. A história de Benedek pode parecer duvidosa, como suas imagens, parecendo enganar a toda hora com o que nos mostram e contam. O filme examina essa duplicidade, focando tanto no contexto histórico dos anos 1940 na Hungria e na própria natureza do trabalho obcecado pelo tema de máscaras.

Trilhas

DIR: Claire Oakley . 13 min . Irlanda . 2013

Na tradição de gerações anteriores, Ed, de 15 anos, é levado a uma perseguição por seu pai, um caçador inveterado, para fazer seu primeiro abate. Mas o relacionamento deles é posto à prova quando Ed não reage como esperado e a conexão deles com a natureza é questionada.

Buraco

DIR: Martin Edralin . 15 min . Canadá . 2014

Um retrato ousado de um homem de meia-idade, portador de necessidades especiais, em busca de intimidade.

17 anos

DIR: Filippo Demarchi . 21 min . Suíça . 2013

Matteo, de 17 anos, se apaixona por Don Massimo, o jovem sacerdote do vilarejo que é o maestro da banda em que ele toca trompete. Matteo vê nele uma pessoa disposta a escutar seus medos e desejos. Pela primeira vez na sua vida, Matteo acha que talvez esteja pronto para abrir seu coração para alguém...

Tocando Algum Lugar Além do Arco-Íris

DIR: Raúl M. Candela, Santiago D. Risco . 13 min . Espanha . 2014

Manuel cola duas folhas de papel pintado com uma fita. Greta dos cabelos azuis desenha com ele. O mural em branco começa a se encher de cores, pinceladas, palavras, formas e corpos. Seus impulsos viram um jogo de expressão, em que Manuel e Greta se refletem. A noite inesperada é captada com toda sua espontaneidade. As pinceladas do filme formam uma imagem de emoções nuas. Um mural de amor.

Solo Rex

DIR: Bruxelles-Capitale . 23 min . Bélgica . 2014

Erik é um lenhador solitário. Kevin é regente da banda do vilarejo. Erik nunca sai sem sua égua velha. Kevin está a fim da clarinetista. A clarinetista é louca por cavalos. Mas Erik não sabe ceder e Kevin não sabe flertar. Os dois terão de aprender.

Em agosto

DIR: Jenna Hasse . 9 min . Suíça . 2014

Margaux, de 6 anos, acorda cedo nesta manhã de agosto. Ela vai até a janela e vê seu pai colocando objetos e caixas no carro. Sua mãe ainda dorme. Esta manhã de verão promete ser única para esta menina, que está prestes a viver um momento significativo em sua vida.

PATROCÍNIO
COPATROCÍNIO
PROMOÇÃO
PARCERIA
REALIZAÇÃO