Tejo Mar

DIR: Bernard Lessa . 20 min . RJ/Brasil . 2013

João está terminando sua temporada no Rio de Janeiro. Em sua última semana desse lado do oceano, ele sente na pele a ansiedade da namorada enquanto redescobre o Rio de Janeiro de quando chegou há 10 meses.

B-Flat

DIR: Mariana Youssef . 24 min . SP/Brasil . 2013

Amar saiu da Índia há 40 anos deixando tudo e todos para trás. E é dirigindo seu táxi em Nova York que recebe a notícia de que um velho amigo está prestes a morrer. 

Ararat

DIR: Camila Freitas, Juruna Mallon, Lucas Parente . 15 min . Brasil . 2014

Três brasileiros se entrecruzam em Paris e cada cruzamento engendra uma metamorfose. Os viajantes erram em busca de vestígios de um centro perdido, restos que se confundem com as ruínas da própria cidade em transformação.

Doble | Chapa

DIR: Diego Vidart, Leo Caobelli . 20 min . Brasil . 2014

A duplicidade da fronteira entre Brasil e Uruguai. Seus diretores, um brasileiro e um uruguaio, são também um espelho – cada um refletindo um lado dessa linha imaginária. Ao se deslocarem por essa linha-imite entre os dois países, os diretores – ou simplesmente os viajantes que guiam o trajeto – descortinam uma fronteira que se expande para além da linha e ganha um território particular dentro dos dois países, um lugar de dupla nacionalidade por essência. O filme é um roteiro de viagem, um trajeto traçado no mapa, um encontro equidistante, um road movie geminado.

Levarei comigo quando for

DIR: Clara Lobo, Diego Garcia, Rodrigo Usba . 15 min . Argentina, Brasil, Uruguai . 2014

Um homem sai em viagem em busca de reconstrução. Antes de chegar ao seu destino, ele recebe uma carta.

A rã e Deus

DIR: Alice Furtado . 20 min . RJ/Brasil, França . 2013

Um jovem em seus 20 anos, enérgico. Uma mulher adulta, grávida. Os dois vivem juntos há meses em um minúsculo apartamento no subúrbio, até o dia em que o dinheiro acaba...

A geografia é algum lugar entre o coração e aquilo que já foi

DIR: Letícia Simões, Ricardo Marques . 10 min . SP/Brasil, Portugal . 2014

Uma experiência de montagem. Uma colagem de impressões em busca de uma narrativa. A criação de memórias a partir de registros de viagem: lembranças que tropeçam, quase como vírgulas. Lembranças que ganham outras cores, outras velocidades; lembranças em composição. Estes fragmentos tornam-se unos com a intervenção do texto: a impermanência, a memória, a errância. Quais são as narrativas possíveis entre aquele que habita e o lugar onde se está?

O que fica

DIR: Daniella Saba . 20 min . Brasil, França . 2014

A vida de Jimena, uma mulher amarga e solitária, sofre uma reviravolta quando seu pai retorna repentinamente após 30 anos e deixa sob seus cuidados um cachorro paralítico.

Bashar

DIR: Diogo Faggiano . 20 min . Brasil . 2014

Um ativista, um presidente e alguns guerrilheiros expõem suas perspectivas sobre o banho de sangue na Síria.