Os curtas escolhidos para a sessão propõem uma reflexão sobre corpos, por vezes marginalizados, e como eles se relacionam com os espaços físicos da cidade, tendo como eixo central a relação das/dos protagonistas com o lugar onde moram. Em “Le Retour”, dirigido por Yohann Kouam, tão importante quanto os personagens são os espaços em que eles transitam no subúrbio de Paris. Todo o conflito do protagonista é construído através da sua relação com espaço físico que habita. De Paris vamos para o bairro de “Real Conquista” na periferia de Goiânia. No documentário homônimo de Fabiana Assis, encontramos com Eronilde que narra de forma frontal e emocionante sua luta e de outros moradores por um pedaço de chão para morar. Em um terreno agora vazio ela relembra o que antes foi um bairro que abrigou várias família. “Algo do que fica”, de Benedito Ferreira, se debruça sobre outra região da capital de Goiás - o centro - e revela como o acidente do césio 137 ainda se faz presente na vida dos moradores e da própria cidade. Um filme todo construído por sutilezas. Fechando a sessão nos encontramos com Rosa e as moradoras da Favela da Prainha no litoral paulistas em “Estamos Todos Aqui”, dirigido por Chico Santos e Rafael Mellim. Com um ritmo pulsante e borrando os limites entre o documentário, ficção e encenação, o filme se ancora na vibrante atuação de Rosa para construir uma reflexão sobre algumas questões sociais urgentes - entre elas, como o Estado trata os corpos que se recusam a ser enquadrados em padrões pré-estabelecidos. 

Curadoria: Daniel Nolasco

LE RETOUR

DIR: Johann Kouam . 20 min . França . 2014

Faz um ano desde que seu irmão mais velho foi embora, e é com impaciência que Willy, 15 anos, espera seu retorno ao bairro. Ele acha que sabe tudo sobre Theo, mas ele acaba descobrindo um segredo sobre ele...

REAL CONQUISTA

DIR: Fabiana Assis . 14 min . GO/Brasil . 2017

Em Goiânia, no bairro Real Conquista, uma mulher, marcada por um forte passado de violência, luta por melhores condições de vida.

ALGO DO QUE FICA

DIR: Benedito Ferreira . 23 min . GO/Brasil . 2017

Avó e neta vivem no centro de Goiânia, ao lado do lote onde aconteceu o acidente do Césio 137. Mas elas estão de mudança, pois em breve a casa será demolida para a construção de um museu. Enquanto isso, uma estranha presença orbita pela casa.

ESTAMOS TODOS AQUI

DIR: Chico Santos, Rafael Mellim . 20 min . SP/Brasil . 2017

Rosa nunca foi Lucas. Expulsa de casa, ela precisa construir seu próprio barraco. O tempo urge enquanto um projeto de expansão do maior porto da América Latina avança, não só sobre Rosa, mas sobre todos os moradores da Favela da Prainha.