O Cineclube Curta Cinema e o Cinemaison apresentam dia 24/7 a sessão “Curtas de Invenção”, com curadoria do produtor e pesquisador Chico Serra, com filmes produzidos a partir dos anos 2000 que buscam um diálogo com o cinema de invenção, realizado a partir da Boca do Lixo, em São Paulo, no final dos anos 60 e início dos 70 e que se espalhou pelo Brasil afora. A sessão reúne filmes dirigidos por cineastas veteranos como Helena Ignez e realizadores / inventores de uma geração mais recente, que começou a repensar os formatos 16mm e super8 em filmes novos e explosivos (Nilson Primitivo, Leonardo Esteves, Renato Coelho e Marcelo Colaicovo), além da vídeo performance “Fogo Corsário (para Carlos Reichenbach)”,realizada pelo coletivo carioca Eta Aquarídea no Festival CineMúsica em 2012. 

 

Chico Serra é produtor, pesquisador e diretor de audiovisual. Realizou diversos curtas e documentários como diretor, codiretor e/ou produtor. Como pesquisador, trabalhou nas séries para o Canal Brasil “100 Anos de Samba” (2014) e “A Trilha do Rock no Brasil” (2015 / 2016), entre outros projetos.  Foi diretor de produção do longa metragem “Morrinho – Deus Sabe Tudo Mas Não É X9” (2008), de Fabio Gavião e Markão Oliveira, exibido no Festival do Rio e em diversas mostras e festivais. Produziu curtas, documentários, performances e exposições com o Projeto Morrinho apresentados na Bienal de Veneza 2007, Wiener Festwochen (Áustria, 2008), Festival Brazil (Inglaterra, 2010), Queens College - Year of Brazil (EUA, 2013), entre outros países. Entre 2004 e 2017 foi curador da Mostra do Filme Livre, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil. Recentemente, teve seu projeto de pesquisa e desenvolvimento do documentário “Samba e Liturgia - A Música de Getúlio Marinho (Amor)”, selecionado no Rumos Itaú Cultural 2017 / 2018.

A MISS E O DINOSSAURO – BASTIDORES DA BELAIR

DIR: Helena Ignez . 18 min . SP/Brasil . 2005

No início da década de 70, os jovens diretores Rogério Sganzerla, Julio Bressane e a atriz Helena Ignez formaram a BELAIR, produtora de filmes independentes responsável por alguns dos mais importantes filmes do cinema experimental brasileiro, como “Copacabana, mon amour”, “Sem essa, aranha” e “Cuidado,madame”, entre outros.

O CINEMA SEGUNDO LUIZ RÔ

DIR: Renato Coelho . 3 min . SP/Brasil . 2013

Luiz Rosemberg Filho e seu reino encantado.

JF

DIR: Renato Coelho . 3 min . SP/Brasil . 2012

Uma homenagem supra-sensorial ao cinepoeta Jairo Ferreira.

FOGO CORSÁRIO (PARA CARLOS REICHENBACH)

DIR: Eta Aquarídea . 4 min . RJ/Brasil . 2012

Uma performance do coletivo Eta Aquarídea, em homenagem ao cineasta Carlos Reichenbach.

PÉ DE VELUDO – TRAILER

DIR: Marcelo Colaiacovo , Nilson Primitivo . 3 min . SP/Brasil . 2017

''Pé de Veludo'' é um filme experimental e baseia-se nas explorações existentes sobre os processos de destruir, brincar, ganhar dinheiro para sobreviver, falta de privilégio e uma boa oportunidade.

O CREPÚSCULO DO GRÃO

DIR: Leonardo Esteves . 9 min . RJ/Brasil, França . 2017

Drama, autobiográfico, documental, comdesfecho sobrenatural.

COPATROCÍNIO
APOIO
REALIZAÇÃO