Para essa 4a sessão do ano, o Cineclube Curta Cinema e o Cinemaison apresentam a sessão “Superação”, com curadoria do diretor e poeta francês Hugo Rousselin. Aos 22 anos de idade, Hugo começou a trabalhar em filmagens como assistente de direção para Jacques Audiard, Maïwen, Xavier Giannoli e passou em seguida à direção. Trabalha principalmente sobre temáticas ligadas às sociedades pós-escravistas dos departamentos franceses do ultra-mar.

"A dança e o canto sempre foram práticas mediadoras entre o visível e o invisível, o racional e o irracional; ferramentas poderosas para ultrapassar nossa condição. O filme de João Paula Miranda Maria não é exatamente neste tom, eu o escolhi pela relação com a atualidade incandescente do Brasil."
- Hugo Rousselin- 

VIRÉ

DIR: Hugo Rousselin . 20 min . França . 2016

Isaac, um jovem de Guadalupe, não consegue lidar com a perda do seu irmão Legba. Durante uma pesca de apneia, a visão de um mergulhador leva-o às fronteiras do inconsciente, a primeira exploração de um outro lugar. Vìré, a jornada iniciática de um homem se reconectando com suas origens.

A CANÇÃO

DIR: Tiphaine Raffier . 31 min . França . 2018

Em uma cidade estranha, Pauline, Barbara e Jessica são amigas de infância. Juntas, eles sonham em ganhar um concurso de sósias. Quando Pauline decide deixar o grupo para escrever músicas, ela perturba o equilíbrio do trio.

A INCRÍVEL HISTORIA DO PRINCIPE DETHMER

DIR: Corto Vaclav, Hadrien la Vapeur . 21 min . França . 2017

Em um bairro popular de Brazzaville, um dançarino com um futuro promissor chamado Prince Dethmer é encontrado morto. Sua família organiza uma cerimônia fúnebre, convidando todos os seus amigos artistas para lhe render uma última homenagem. Alguns dias depois, o príncipe Dethmer reaparece na cidade, sem saber que ele havia sido enterrado.

Meninas Formicida

DIR: João Paulo Miranda Maria . 13 min . Brasil, França . 2017

Numa pequena cidade brasileira, uma menina adolescente trabalha diariamente numa floresta de eucaliptos onde persegue formigas com pesticidas. Ainda assim, seu conflito interno se torna a sua verdadeira luta. 

COPATROCÍNIO
APOIO
REALIZAÇÃO