Para essa 4a sessão do ano, o Cineclube Curta Cinema e o Cinemaison apresentam a sessão “Superação”, com curadoria do diretor e poeta francês Hugo Rousselin. Aos 22 anos de idade, Hugo começou a trabalhar em filmagens como assistente de direção para Jacques Audiard, Maïwen, Xavier Giannoli e passou em seguida à direção. Trabalha principalmente sobre temáticas ligadas às sociedades pós-escravistas dos departamentos franceses do ultra-mar.

"A dança e o canto sempre foram práticas mediadoras entre o visível e o invisível, o racional e o irracional; ferramentas poderosas para ultrapassar nossa condição. O filme de João Paula Miranda Maria não é exatamente neste tom, eu o escolhi pela relação com a atualidade incandescente do Brasil."
- Hugo Rousselin- 

VIRÉ

DIR: Hugo Rousselin . 20 min . França . 2016

Isaac, um jovem de Guadalupe, não consegue lidar com a perda do seu irmão Legba. Durante uma pesca de apneia, a visão de um mergulhador leva-o às fronteiras do inconsciente, a primeira exploração de um outro lugar. Vìré, a jornada iniciática de um homem se reconectando com suas origens.

A CANÇÃO

DIR: Tiphaine Raffier . 31 min . França . 2018

Em uma cidade estranha, Pauline, Barbara e Jessica são amigas de infância. Juntas, eles sonham em ganhar um concurso de sósias. Quando Pauline decide deixar o grupo para escrever músicas, ela perturba o equilíbrio do trio.

L'étrange histoire de Prince Dethmer

DIR: Corto Vaclav, Hadrien la Vapeur . 22 min . França . 2018

Em um bairro popular de Brazzaville, um dançarino com um futuro promissor chamado Prince Dethmer é encontrado morto. Sua família organiza uma cerimônia fúnebre, convidando todos os seus amigos artistas para lhe render uma última homenagem. Alguns dias depois, Dethmer reaparece na cidade, sem saber que havia sido enterrado. A confusão reina e o jovem dançarino luta para se convencer de que ele não é um fantasma.

Meninas Formicida

DIR: João Paulo Miranda Maria . 13 min . Brasil, França . 2017

Numa pequena cidade brasileira, uma menina adolescente trabalha diariamente numa floresta de eucaliptos onde persegue formigas com pesticidas. Ainda assim, seu conflito interno se torna a sua verdadeira luta. 

PATROCÍNIO
COPATROCÍNIO
PROMOÇÃO
PARCERIA
REALIZAÇÃO