A quarta edição do Cineclube Curta Cinema no Cinemaison em 2019 é um especial sobre gênero e sexualidade com a curadoria em parceria com o GLIT+ER Festival.  Os três filmes apresentados são um pequeno recorte da imensa produção na temática LGBTI+ realizada atualmente no mundo. Em um momento onde o obscurantismo e a intolerância corroem relações institucionais e interpessoais, consideramos necessário o posicionamento claro diante de pautas que reafirmam a dignidade dos indivíduos e o respeito mútuo entre seres humanos. Após a exibição dos filmes teremos debate mediado por Alexander Mello, codiretor do GLIT+ER Festival, com as diretoras Carla Villa-Lobos, Galba Gogóia e o cineasta e produtor cultural Aleques Eiterer, diretor e realizador do Cineclube LGBT+.

Debatedores:

CARLA VILLA-LOBOS- Formada em Audiovisual pela UFRJ, tem sete anos de experiência como assistente de direção em séries de TV, longas e curtas-metragens. Dirigiu dois curtas-metragens que perpassam as temáticas "ser mulher e LGBT+ na sociedade". O primeiro, "Mercadoria", foi selecionado para mais de 50 mostras e festivais brasileiros e internacionais. O segundo curta-metragem é "MC Jess”.

GALBA GOGÓIA- Cineasta pernambucana, travesti e militante do movimento LGBTQI+, mora no Rio de Janeiro. Já trabalhou em diversas produtoras da cidade. Jéssika é seu primeiro filme como diretora.

ALEQUES EITERER-Graduado em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, como cineasta realizou os curtas: O Livro, 1999; O Vestido Dourado, 2000; Verdade ou Conseqüência, 2002; Ausência, 2004, A Demolição, 2007, Abismo, 2011, Araca – O Samba em Pessoa, 2014, e Um Pouco a Mais, 2015. Como produtor cultural produziu diversas Mostras de Cinema. Organiza o CineclubeLGBT+ e é também coordenador do Festival Brasileiro de Cinema Universitário e do Primeiro Plano - Festival de Cinema de Juiz de Fora e Mercocidades.

Mediador:

ALEXANDER MELLO- Cineasta formado pela UNESA, é diretor e curador dos festivais e mostras: Rio Festival de Gênero & Sexualidade no Cinema (2011 -2018), Cineclube Gêneros & Sexualidades (2014 – 2018), DIV.A - Diversidade em Animação (2009 - 2018), Animaldiçoados - Festival Internacional de Animação Sombria para Adultos (2010 - 2018) no Rio de Janeiro, São Paulo e Belém do Pará, Hell de Janeiro - Festival Internacional de Cinema de Terror e Horror do Rio de Janeiro (2018), Sem Tabu na Escola - Cinema de Animação & Educação Sexual (2009), FIAE - Festival Internacional de Animação Erotica (2016 e 2017), Monstra - Mostra Oficial de Animação Portuguesa (CAIXA Cultural Rio de Janeiro) e Mostra Atom Egoyan (CAIXA Cultural Rio de Janeiro).

Dia 6 de agosto, às 19h. Entrada Franca

Cinemaison – Avenida Presidente Antonio Carlos, 58, Centro, Rio de Janeiro.

“Especial GLIT+ER” - 64 min

Classificação indicativa – 16 anos

1992

DIR: Anthony Doncque . 25 min . France . 2016

Martin tem dezessete anos e filma seu dia-a-dia com sua câmera Hi8. Ele grava qualquer coisa, seja o seu quarto ou o mundo ao seu redor, mas nunca o seu pai. Ele não acha que isso seja uma boa ideia. Um dia ele conhece Dominique, ele tem vinte três anos e é o segurança de sua escola.

MC JESS

DIR: Carla Villa-Lobos . 21 min . RJ/Brazil . 2018

Jéssica tem que enfrentar o preconceito cotidiano. Encontra na arte uma forma de se expressar e superar suas inseguranças.

JÉSSIKA

DIR: Galba Gogóia . 18 min . RJ/Brazil . 2017

Jéssika é uma travesti. Anos depois de deixar o Nordeste, ela retorna para sua cidade natal. Nesta viagem, ela reencontra a sua história e a si mesma. 

SPONSOR
PROMOTION
SUPPORT
PARTNERS
PRODUCTION