Já faz algum que o Festival Curta Cinema tenta viabilizar um canal de exibição de curtas para além das datas oficiais do Festival. O movimento cineclubista possui uma enorme importância na difusão e promoção do formato curta metragem. O Curta Cinema sempre esteve muito atento a isso. Na programação oficial dos 25 anos do festival iniciamos no Oi Futuro Ipanema o Cineclube Curta Cinema, com Entrada Franca.

A ideia surgiu da necessidade de se criar um projeto que contribuísse não só com a formação de um público em sintonia com o mercado de curtas, mas também que pudesse despertar o interesse pela atividade cineclubista ao longo do ano. Acreditamos que a atividade cineclubista é a espinha dorsal da divulgação do cinema independente para o público em geral. No momento em que associamos a marca do festival a uma atividade deste tipo, queremos afirmar que não basta uma única semana do ano dedicada a este cinema, mas que é importante termos uma cultura que esteja presente no dia a dia das pessoas formando e transformando seus olhares. Essa percepção é fundamental para o empoderamento do produto cultural que estamos promovendo e divulgando. O apoio da Oi Futuro foi fundamental para por em prática esta ideia, e estamos muito satisfeitos de saber que temos parceiros que compartilham dos mesmos objetivos.
 Convidamos todos para este novo projeto do Festival Curta Cinema - 25 anos.

Nesta primeira edição temos três curtas que explicitam a cidade do Rio de Janeiro a partir do olhar de seus poetas e cinegrafistas. Em linguagem ao mesmo tempo documental e feérica, a cidade é revelada em seu elemento caótico nos espaços delimitados pela poesia, a música e a imagem-documento.

A exibição dos curtas será acompanhada de debate com os realizadores e mediado pela curadora convidado, Paola Vieira.

Chacal Palavra Filme

DIR: Piu Gomes . 19 min . RJ/Brazil . 2015

Chacal é um personagem que desde a década de 70 agita a vida cultural do Rio de Janeiro, com projetos longevos que representam o espírito libertário da cidade. Une vanguarda e resistência cultural, tudo regado a bom humor. O filme carrega o espirito poético, onde podemos assistir novas maneiras de se relacionar com a poesia. A proposta experimental do filme e o retrato de uma época mítica, os anos 70/80, ampliam seu alcance.

Copa Mixta

DIR: José Joffily . 10 min . RJ/Brazil . 1979

Misto de ficção e documentário, o curta-metragem Copa Mixta é uma visão criativa do cotidiano de um dos principais bairros do Rio de Janeiro. O curta mostra Copacabana documentada com todos os seus contrastes, confusões e excentricidades através de entrevistas com pessoas completamente diferentes e de uma cena ficcional.

Rio de Janeiro - Brasil

DIR: Luiz Alphonsus . 26 min . RJ/Brazil . 1975

Filme musical experimental em que a coreografia se realiza através das oposições e contrastes das paisagens cultural e geográfica cariocas. Samba, futebol, sincretismo religioso, poesia e um casal composto por pessoas de diferentes regiões da cidade produzem uma hibridização entre as culturas popular e erudita.

SPONSOR
CO-SPONSOR
PROMOTION
SUPPORT
PARTNERS
PRODUCTION