A animação como meio para representar fatos reais e históricos não é novidade, sendo utilizada pelo cinema desde o início da Século XX. A imagem animada tem potencial não somente para recriar fatos e momentos marcantes, mas também contribui para uma linguagem híbrida entre o ficcional  e o documental. Nesta segunda edição de 2019 do Cineclube Curta Cinema no Cinemaison, selecionamos cinco curtas franceses que utilizam desta técnica e o curta brasileiro “Até a China”, do realizador e animador Marão, que ao final da sessão participará de um debate sobre o tema.

Marcelo MARÃO

Marão é formado na Escola de Belas Artes da UFRJ e diretor de animação, tendo realizado catorze curtas metragens (EU QUERIA SER UM MONSTRO, ENGOLERVILHA, O ANÃO QUE VIROU GIGANTE, ATÉ A CHINA e outros) e participado de mais de trezentas animações para publicidade, internet, TV e cinema. 

Foi Presidente-fundador da ABCA (Associação Brasileira de Cinema de Animação), professor no curso de pós-graduação em animação da PUC durante sete anos e desde 2003 é coordenador do Dia Internacional da Animação e sócio-gerente da produtora Marão Desenhos Animados.

Atualmente dirige BIZARROS PEIXES DAS FOSSAS ABISSAIS, seu primeiro longa metragem de animação.

Duração do programa: 62 min. Dia 25 de junho de 2019, às 19h. Entrada Franca. Cinemason - Av. Pres. Antonio Carlos, 58, Centro, Rio de Janeiro.

Programa:

Torre

DIR: Nádia Mangolini . 19 min . SP/Brazil . 2017

Quatro irmãos, filhos de Virgílio Gomes da Silva, o primeiro desaparecido político da ditadura militar brasileira, relatam suas memórias da infância durante o regime.

Pinchaque, Le Tapir Columbien

DIR: Caroline Attia Larivière . 5 min . France . 2011

Pinchaque é uma espécie de anta, o maior mamífero terrestre nativo da América Latina, descoberto por dois cientistas do século XIX durante uma expedição na Colômbia. De Paris a Bogotá, o filme parte ao encontro desse estranho animal, onde nós descobrimos também a sua importância para a preservação da biodiversidade e sua relação com as populações locais.

Manque de Preuves

DIR: Hayoun Kwon . 9 min . France . 2011

Entre os nigerianos, ‘’ser irmão gêmeo’’ pode significar uma bênção ou uma maldição. Um dia, o pai de Oscar tentou matar seus dois filhos em uma festa. Oscar conseguiu escapas, mas testemunhou o assassinato de seu irmão. Depois de escapar e atravessar o país, ele conseguiu, por acaso, deixar a Nigéria e exilar-se na França.

Les Pieds Verts

DIR: Elisa Duhamel . 4 min . France . 2012

Jeanine e Alain, franceses de origem argelina, vivem no norte da França, onde criaram um jardim mediterrâneo.

Under Construction

DIR: Zhenchen Liu . 10 min . . 2007

Os planejadores de cidade decidem derrubar partes antigas de Xangai para sua regeneração. Todos os anos, mais de cem mil famílias são forçadas a deixar suas casas e se mudar para os prédios à beira da cidade. ‘’Em Construção’’ é um voo de dois ou três dias nas áreas de vivências de Xangai, agora destruídas, que mostram como decisões aleatórias e brutais podem afetar a vida das pessoas.

ATÉ A CHINA

DIR: Marcelo Marão . 15 min . RJ/Brazil . 2015

Fui pra China só com bagagem de mão. Na China os motociclistas usam casaco ao contrário e os restaurantes servem cabeças de peixe, lagostins e enguias. A funcionária do evento estuda cinema e gosta de filmes de Kung Fu. Comprei pés de galinha embalados a vácuo.

SPONSOR
PROMOTION
SUPPORT
PARTNERS
PRODUCTION