"Escolhas estéticas e perfis de programação: Os premiados do Curta Cinema 2016"

Muito se fala sobre como festivais e mostras de cinema estabelecem seus critérios de seleção e programação. A palavra “curadoria”, antes restrita ao universo das artes plásticas, agora é comumente atribuída ao trabalho de programação relativo aos eventos não comerciais de cinema. Ainda que o uso deste termo seja controverso, revelando-se muitas vezes como puro pedantismo, ele indica uma tendência na qual o programador se dedica cada vez mais a desenhar o perfil, a personalidade, do seu trabalho. O processo de seleção e organização de filmes dentro dos limites de uma grade de horário, quando não vinculado a interesses comerciais, possui caráter claramente subjetivo. Quais são os pressupostos e procedimentos daqueles que definem o que entra ou fica de fora da seleção de um festival? Quais as suas expectativas e pretensões? A proposta deste debate centra-se neste tema, um dos mais polêmicos e discutidos em rodas de cinéfilos: quais são os fundamentos e personalismos que orientam o trabalho de um curador/programador de cinema.

Classificação etária – 16 anos

A exibição dos curtas premiados na 26a edição será acompanhada de debate com convidados especiais. Este debate é organizado pela coordenação de programação do Festival Curta Cinema.

O projeto Cineclube Curta Cinema é uma iniciativa do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro em parceria com o Oi Futuro, e o patrocínio da Oi, Petrobras, Secretaria Municipal de Cultura e RioFilme.

Oi Futuro Ipanema

Rua Visconde de Pirajá, 54

Quinta-feira, dia 17 de novembro, às 19h30

Exibição seguida de debate

Entrada Franca

PROGRAMAÇÃO:

Iniciação

DIR: Teboho Edkins . 11 min . África do Sul, Alemanha . 2016

No alto das montanhas de Lesoto, Mosaku espera ansiosamente que seu irmão mais velho retorne de uma cerimônia de iniciação.

O Estacionamento

DIR: William Biagioli . 15 min . PR/Brasil . 2016

Jean é um imigrante haitiano que vem para o Brasil. Para sobreviver, ele arruma emprego em um estacionamento de carros e passa a viver lá. Jean descobrirá que essa rotina pode ser enlouquecedora.

Demônia: Melodrama em 3 Atos

DIR: Cainan Baladez, Fernanda Chicolet . 17 min . SP/Brasil . 2016

Demônia é um ser endiabrado. Ou uma mulher má.​

Caminho dos Gigantes

DIR: Alois Di Leo . 12 min . SP/Brasil . 2016

Em uma floresta de árvores gigantes, Oquirá uma menina indígena de seis anos, vai desafiar o seu destino e entender o ciclo da vida.