O cinema independente sempre foi um tema caro ao cineasta e curador Christian Caselli, convidado desta edição do Cineclube Curta Cinema. Não é à toa que seus próprios filmes são feitos praticamente sem dinheiro algum; assim como, e também não por acaso, ele trabalha há mais de 10 anos na Mostra do Filme Livre (MFL). Por isto o tema desta seleção não poderia ser diferente.

Classificação: 14 anos

A exibição dos curtas será acompanhada de debate com os realizadores e convidados.

A aventura do marasmo

DIR: Christian Caselli . 10 min . RJ/Brasil . 2015

Curta-metragem baseado em três contos do livro homônimo (em breve nos sebos por R$ 1,99).

Pequeno objeto A

DIR: Daniel Abib . 15 min . RJ/Brasil . 2014

Em algum lugar do passado uma bomba atômica explode e o mundo fica reduzido a cinzas. Shiro Ishio é um cientista que ajudou a desenvolver a bomba e agora tenta entender as suas consequências: uma estranha anomalia e uma misteriosa menina.

Erivaldo, o astronauta místico

DIR: Gurcius Gewdner . 6 min . RJ/Brasil . 2013

As viagens exploratórias do homem a Marte começaram em 1988. Desde que mantido sigilo total, um grupo seleto de jornalistas espalhados pelo planeta ficaram a par destas excursões, entre eles alguns jornalistas do staff de um famoso factóide brasileiro. Os relatórios dos astronautas são raros, mas constantes e entregues de duas formas: relatos em áudio e filmagens dos passeios a campo, estrelados pelo corajoso astronauta alagoano Erivaldo Mattus. Com o desaparecimento misterioso de nosso herói, é chegada a hora de alguns destes relatos virem ao conhecimento do público, através dos infalíveis arquivos acumulados por Gurcius Gewdner.

Batman pobre #1 – O despejo da Aldeia Maracanã

DIR: Pablo Pablo . 7 min . RJ/Brasil . 2013

22 de março de 2013. Radial Leste. Zone Norte de Rio City. O Poder Público Privatizado aciona seus aparatos de choque para punir os manifestantes e fazer o despejo da ocupação de resistência indígena conhecida como Aldeia Maracanã. Bruce Wayne, o Batman Pobre, segue em direção ao local do conflito onde é recebido por sprays de pimenta e gás lacrimogênio: os argumentos do Estado Desordem.

O fim do mundo no Morrinho

DIR: direção coletiva . 10 min . RJ/Brasil . 2012

Como todo mundo sabe, o mundo acabou em 2012. E o que aconteceu lá no Morrinho?

PATROCÍNIO
COPATROCÍNIO
PROMOÇÃO
PARCERIA
REALIZAÇÃO