Em 2017, o Assim Vivemos – Festival Internacional de Filmes sobre Deficiência comemora 15 anos, tendo se consolidado como referência nacional e internacional sobre o tema. Nas sete edições realizadas, foram sete cidades, 216 filmes, 76 debates, milhares de espectadores e emoções sem tamanho. Ideias, reflexões e grandes encontros tiveram lugar entre as sessões de filmes de todos os cantos do mundo, confirmando a força do audiovisual como instrumento de sensibilização, conscientização e informação.

Para a sessão Inclusão na Tela, do Cineclube Curta Cinema, os curadores convidados, Lara Pozzobon e Gustavo Acioli, diretores do Festival Assim Vivemos selecionaram três curtas de importantes realizadores cariocas que tiveram participações marcantes na história do Assim Vivemos: O Resto é Silêncio (2003), de Paulo Halm, uma divertida ficção com um casal de surdos; Dreznica (2008), de Anna Azevedo, um premiado filme experimental sobre a não-visão; e Estrangeiros (2011), de Sônia Machado Lima, um abrangente documentário sobre surdez. Boa sessão!

Curadoria: Lara Pozzobon e Gustavo Acioli

Classificação etária – 10 anos

O resto é silêncio

DIR: Paulo Halm . 22 min . RJ/Brazil . 2003

Totalmente interpretado por adolescentes surdos, o filme conta o encontro de Lucas, um rapaz solitário, com Clara, também surda.

Dreznica

DIR: Anna Azevedo . 14 min . RJ/Brazil . 2008

Dreznica é o lugar onde a neve encontra o mar. Um filme construído com arquivos de Super 8. Uma lírica jornada através das imagens e sensações reveladas pela memória e pelos sonhos de pessoas que não enxergam.

Estrangeiros

DIR: Sonia Machado Lima . 20 min . RJ/Brazil . 2011

A fala tem poder e muitas vezes se impõe como forma superior de comunicação, forçando pessoas surdas a aprenderem a repetir sons que não conseguem ouvir. É um esforço tremendo – e desgastante. Até que, muitas vezes chega o momento em que o surdo descobre que foi inútil o tempo que tentou aprender algo que simplesmente não lhe servia.

É um caminho de descoberta, dúvida, silêncio, alegria, aceitação, incompreensão e afirmação.

SPONSOR
CO-SPONSOR
PROMOTION
SUPPORT
PARTNERS
PRODUCTION