O país vive um período de turbulência há alguns anos, resultante de mobilizações sociais, setoriais e partidárias que indicam uma já notória crise de legitimidade da representação política no país da tradição patrimonialista, dos conchavos nas relações entre as elites e da violência constante do estado na relação com os pobres. A chegada das Olimpíadas tem trazido à tona mais uma vez esses conflitos latentes, num contexto em que a falência calamitosa da cidade-sede é seletiva e escolhe suas vítimas.

Os filmes dessa sessão, vistos em conjunto, exibem o traço da modernização conservadora e elitista que foi imposta nas últimas décadas sob o discurso do desenvolvimento social e econômico – resultando em mais violência contra a população pobre. Após a sessão, debate com os realizadores.

Curador convidado: Daniel Caetano

Classificação etária – 14 anos

Oi Futuro Ipanema - Rua  Visconde de Pirajá, 54

Quinta-feira, dia 18 de agosto, às 19h30

Exibição seguida de debate

Entrada franca

Programação:

Em trânsito

DIR: Marcelo Pedroso . 19 min . PE/Brazil . 2013

Elias, em trânsito

O Porto

DIR: Clarissa Campolina, Julia de Simone, Luiz Pretti , Ricardo Pretti . 20 min . MG, RJ/Brazil . 2013

Cais do Vallongo – Cais da Imperatriz – Porto do Rio – Porto Maravilha: camadas de uma cidade assombrada pelo progresso. Um porto sobre o outro. Uma cidade sobre a outra. Para filmar a cidade hoje devemos olhar, ao mesmo tempo, por de baixo e para além da paisagem. A câmera pode ser uma ferramenta de escavação, revelando várias invisibilidades no espaço e no tempo, sepultadas em territórios esquecidos. Espaços urbanos vazios revelam um projeto político de exploração capitalista, que é camuflado por um discurso idealizado de progresso, que se repete ao longo de nossa história.

Mater dolorosa

DIR: Daniel Caetano, Tamur Aimara . 12 min . RJ/Brazil . 2014

Documentário sobre o velório de um dançarino morto pela polícia carioca e o protesto feito por sua mãe e seus vizinhos.

SPONSOR
PROMOTION
SUPPORT
PARTNERS
PRODUCTION