A desigualdade de gênero no Brasil tem sido tema de diversas pesquisas que apontam para um problema que precisa ser encarado pela sociedade brasileira. Quando a questão de gênero cruza dados com nosso naturalizado racismo vemos o problema se aprofundar. Na área do audiovisual esta essa desigualdade se dá da seguinte forma: segundo pesquisa do IBGE mulheres negras apareceram em menos de duas a cada dez produções entre os anos de 2002 e 2012; atrizes negras representaram apenas 4,4% do elenco principal de filmes nacionais; nenhum dos mais de 218 filmes nacionais de maior bilheteria teve uma mulher negra na direção ou como roteirista. Visando contribuir para o debate do papel da mulher negra no cinema nacional, o Cineclube Curta Cinema convidou a cineasta Sabrina Fidalgo para ser a curadora convidada para a primeiro edição de 2016. Ela apresenta o programa “Realizadoras Negras”, com curtas de livre temática, escritos e dirigidos por realizadoras negras, visando estabelecer um dialogo estético-politico-cinematográfico, revelando ainda os diferentes olhares, referencias e narrativas autorais dessas artistas, que debaterão com público após a exibição.

Curadora convidada: Sabrina Fidalgo
Dia 21 de julho, às 19h30 - Oi Futuro Ipanema - Entrada franca

O Metro Quadrado

DIR: Flavia Candida . 17 min . RJ/Brazil . 2002

Subitamente e sem qualquer motivo aparente, as paredes de uma agência de investigação começam a se mover, diminuindo, dia-a-dia, o espaço da sala. O que fazer? Para onde ir? Quem culpar? Divertida sátira ao cinema noir. Mas com os pés no chão.

As Minas do Rap

DIR: Juliana Vicente . 13 min . SP/Brazil . 2015

O documentário entrevista mulheres ligadas ao hip hop, abordando o histórico feminino dentro do movimento e dando voz a artistas como Negra Li e Karol Conka.

Personal Vivator

DIR: Sabrina Fidalgo . 20 min . RJ/Brazil . 2014

Rutger é um ser extraterrestre que tem a missão de passar 72 horas na Terra para pesquisar o comportamento humano. De modo a evitar qualquer suspeita, ele se disfarça de "documentarista" e escolhe a cidade do Rio de Janeiro para iniciar a sua pesquisa.

Um Preto

DIR: Carmen Luz . 5 min . RJ/Brazil . 2010

Um corpo negro que baila e interage com um saco de lixo. Uma alusão ao extermínio dos jovens negros no Brasil.

SPONSOR
PROMOTION
SUPPORT
PARTNERS
PRODUCTION