Atividades Paralelas

FESTIVAL CURTA CINEMA

34ª Edição

2025

Rio de Janeiro

16 a 23 de abril

Arthur Omar é o convidado da Masterclass desta 33ª edição da Curta Cinema. 

Masterclass de Direção

20 de Abril de 2024
Sábado
15h
Estação Net Botafogo
Sala 1

Arthur Omar é um artista múltiplo. Cineasta, fotógrafo, artista plástico, escritor teórico da imagem, sua obra aborda a sensorialidade e as metáforas visuais através de documentários experimentais, e instalações conceituais em torno de questões da cultura negra brasileira, e do Carnaval, com investigações pioneiras de novas formas de linguagem para a abordagem e questionamento desses temas.

Seu longa Triste Trópico é considerado um clássico do cinema brasileiro. Dezenas de curtas metragens, com música eletrônica composta pelo diretor. Dirigiu filmes para TV alemã, como o longa Sonhos e Histórias de Fantasmas. Dois filmes no Chile com Raul Ruiz, O Livro de Raul e O Castelo Resiste. Filmes de linguagem inovadora sobre artistas plásticos, como O Nervo de Prata,(Tunga), Derrapagem no Éden (Cildo Meirelles), Palavras no Ateliê (Eduardo Sued), filmes a partir da moda, como Pânico Sutil (com Naná Vasconcelos), ou A Lógica do Êxtase. Filmes experimentais como Vocês e Tesouro da Juventude. O longa Cavalos de Goethe foi filmado no Afeganistão, inova no uso da câmera lenta. Retrospectiva integral de filmes e vídeos no MoMA.
Duas Bienais de São Paulo, com A Grande Muralha, 100 fotos da série Antropologia da Face Gloriosa em 1998, e com Viagem ao Afeganistão (2002), fotografias de uma aventura na região de catástrofe. Bienal de Valencia. Bienal de Curitiba (2019)
Livros: Antropologia da Face Gloriosa, um estudo em retratos O Esplendor dos Contrários, sobre o rio Amazonas, A Lógica do Êxtase, uma retrospectiva gráfica do seu cinema, O Zen e a Arte Gloriosa da Fotografia, questões de método em fotografia, Antes de Ver, 160 fotografias, e explicitações da sua teoria da imagem. Em preparação para este ano: Falas sobre a Imagem, com suas entrevistas e palestras sobre cinema.