O Laboratório de Projetos de Curta Metragem do Festival Curta Cinema chega a sua 19ª edição. Neste ano, contamos com a consultoria de Anna Azevedo, Eduardo Ades e Elaine Soares Azevedo. Para se inscrever leia atentamente o Regulamento e preencha a ficha de inscrição abaixo. Anexe, separadamente, no local indicado: o projeto do curta-metragem (sem identificação de autoria/realização), a folha de rosto do projeto, a autorização do autor no caso do roteiro não ser original e currículo com links para portfólio. Todos os documentos deverão ser anexados em PDF. As inscrições estarão abertas até meia noite do dia 22 de outubro de 2017 (domingo). Serão selecionados 12 projetos.

Ao final do processo, dois projetos serão premiados com serviços cinematográficos que viabilizam a realização do curta-metragem – um projeto em nível nacional e outro que deverá ser filmado no estado do Rio de Janeiro. Poderão participar projetos de curta-metragem de ficção original ou adaptações literárias mediante autorização dos autores.

O laboratório acontecerá durante os dias 2, 3 e 4 de novembro de 2017, no horário das 14h às 18h, sendo que no sábado será de 10h às 14h, quando será realizada a sessão de pitching dos 12 projetos, aberta ao público. Os selecionados deverão participar de todas as atividades relativas à realização do laboratório.


Consultores


Anna Azevedo

Mestre em cinema pela PUC-RJ. Premiada realizadora, com obras também no campo das artes visuais, exibidas em eventos como os festivais de: Berlim, Rotterdam, CPH:DOX (Dinamarca), HotDocs (Canada), Jihlava (República Theca), Uppsala (Suécia), Sheffield (UK), Cinema Verité (Irã), É tudo verdade, Festival do Rio, Mostra de São Paulo, Bienal de Artes de Veneza (Pavilhão Latino-americano), Museum of Metropolitan Art (MoMA-NY) e Somerset House (Londres). Por duas vezes recebeu o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, como melhor documentário (categoria curta) do ano, pelos filmes "Geral" e "Dreznica". Em 2006, ganhou o Berlin Today Award de melhor filme por "BerlinBall", no Talent Campus do Festival de Berlim. Assina a direção e o roteiro do longa "Rio de Jano" e de 12 curtas. Estudou roteiro cinematográfico na Escola de Cine de Cuba. Seu filme mais recente, "Em busca da terra sem males", estreou em fevereiro de 2017 na Berlinale.CV


Eduardo Ades

Eduardo Ades é diretor, roteirista e produtor de cinema. Formado em Cinema pela UFF. Sócio-fundador da Imagem-Tempo. Como diretor e roteirista, realizou os longas documentais “Crônica da demolição” (2015) e “Torquato Neto – Todas as horas do fim” (2017, com Marcus Fernando), e o curta de ficção “A Dama do Estácio” (2012). Produtor dos documentários “Morro dos Prazeres” (Maria Augusta Ramos, 2013), “Yorimatã” (Rafael Saar, 2014), e diversos curtas, incluindo “O bom comportamento” e “Não me prometa nada” (Eva Randolph, 2014 e 2016) e “Depois das nove” (Allan Ribeiro, 2008).


Elaine Soares Azevedo

Pós-graduada em Gerenciamento de Serviços pelo IBMEC/RJ e Fotografia & Ciências Sociais pela UCAM/RJ, formou-se em Jornalismo em 1999. Trabalhou com Comunicação Corporativa por onze anos. Desde 2005 trabalha com produção e direção de arte em audiovisual. É sócia- fundadora da produtora fluminense Oceano Cinematográfico. Tem ampla experiência em elaboração e formatação de projetos culturais e captação de recursos para audiovisual. Foi selecionada no Films From Rio, em 2015 programa do Marché du Film/Sicav-RJ/SEC-RJ, que a levou aos mercados Ventana Sur 2015 e Marché du Film/Cannes 2016. Atuou como produtora, produtora executiva e diretora de produção em diversos filmes de longa e curta metragem, tais como: “A Serpente” e “Jardim Atlântico”, de Jura Capela, e “Divinas Divas”, de Leandra Leal.


Dados do participante

Arquivos
Projeto de curta metragem, detalhado conforme descrito no item 3 do Regulamento e sem qualquer informação que possa identificar autoria e realização (até 5MB)
Folha de rosto do projeto de curta metragem informando realização/autoria e contatos (até 5MB)
Autorização do autor, obrigatório no caso de adaptação literária (até 5MB)
Currículo com links para o portfólio (até 5MB)
PATROCÍNIO
PROMOÇÃO
APOIO
REALIZAÇÃO