O Laboratório de Projetos de Curta Metragem do Festival Curta Cinema chega a sua 21ª edição. Neste ano, contamos com a consultoria de Aline Mazzarella, Carla Domingues e Cavi Borges Para se inscrever leia atentamente o  Regulamento  e preencha a ficha de inscrição abaixo. Anexe, separadamente, no local indicado: o projeto do curta-metragem (sem identificação de autoria/realização), a folha de rosto do projeto, a autorização do autor no caso do roteiro não ser original e currículo com links para portfólio. Todos os documentos deverão ser anexados em PDF. As inscrições estarão abertas até meia noite do dia 01 de outubro de 2019 (terça-feira). Serão selecionados 12 projetos.

Ao final do processo, dois projetos serão premiados com serviços cinematográficos que viabilizam a realização do curta-metragem – um projeto em nível nacional e outro que deverá ser filmado no estado do Rio de Janeiro. Os prêmios consistem em aportes, na forma de prestação de serviço e locação de materiais, oferecidos pelos apoiadores do Festival Curta Cinema 2019. Os prêmios oferecidos aos projetos vencedores terão a validade de 1 (um) ano para serem utilizados. A empresas apoiadores e respectivos prêmios são:

Melhor Projeto Nacional:

  • CTAV – empréstimo de equipamentos (Câmera SI-2K e acessórios) por 15 dias  ou serviço de mixagem por 20 horas para o melhor projeto nacional;
  • Prêmio Edina Fuji - CiaRio – no valor de R$10.000,00 (dez mil reais) em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMAR;
  • Mistika – encode DCP.

Melhor Projeto Carioca:

  • CTAV – empréstimo de equipamentos (Câmera SI-2K ou Black Magic e acessórios) por 15 dias;
  • CiaRio – Prêmio no valor de R$10.000,00 (dez mil reais) em locação de equipamentos de iluminação, acessórios e maquinaria da empresa NAYMAR;
  • Link Digital – encode DCP.
  • 3 (três) semanas de ilha de edição, período de 6 horas / dia, de acordo com a disponibilidade da Tv Zero. E consultoria para produção do projeto.

Poderão participar projetos de curta-metragem de ficção original ou adaptações literárias mediante autorização dos autores.

O laboratório acontecerá durante os dias 31 de outubro, 1 e 2 de novembro de 2019, no horário das 14h às 17h30, sendo que no sábado às 17h30 será realizada a sessão de pitching dos 12 projetos, aberta ao público. Os selecionados deverão participar de todas as atividades relativas à realização do laboratório.


Consultores


Aline Mazzarella

Produtora audiovisual graduada em Comunicação Social / Cinema pela Universidade Federal Fluminense, com especialização em Artes Visuais pelo IUAV/ Instituto Universitário de Arquitetura de Veneza, na Itália. Trabalhou como assistente de projetos na Fundação Roberto Marinho, integrando a equipe de conteúdo e expografia dos museus Paço do Frevo e MIS/RJ. Em 2014, fundou a produtora audiovisual Estúdio Giz, onde atua como Desenvolvedora de Negócios. É produtora dos longas "Sem Seu Sangue" (2019), de Alice Furtado, com estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2019, e "Paulistas" (2017), de Daniel Nolasco, com estreia mundial na mostra competitiva "Next Masters" do Dok Leipzig 2017.


Carla Domingues

Com experiência na área de conteúdo para televisão e cinema, foi Coordenadora de Aquisição de Programação no Canal Brasil. Atualmente é Gerente de Desenvolvimento de Conteúdo da Globosat, atuando na prospecção de projetos para os diferentes canais e plataformas de streaming do grupo. Formada em Jornalismo pela UFRJ, com pós-graduação em Film & Television Business pela Fundação Getúlio Vargas (RJ).


Cavi Borges

Cavi Borges é diretor, produtor e distribuidor. Fundador da Cavideo - locadora de filmes referencia dos cinéfilos carocas, que depois se tornou produtora e distribuidora de filmes nacionais. Como diretor já fez 12 longas e 43 curtas. Como produtor 66 longas e 146 curtas ganhando 178 premios em festivais nacionais e internacionais. Seu curta "A DISTRAÇÃO DE IVAN" lançado no CURTA CINEMA foi exibido em Cannes na SEMANA DA CRITICA em 2010. Atualmente se prepara para lançar nos cinemas seus 3 novos longas: "REVIVER", "FADO TROPICAL" e "SONHO DE RUI”.


Dados do participante

Arquivos
Projeto de curta metragem, detalhado conforme descrito no item 3 do Regulamento e sem qualquer informação que possa identificar autoria e realização (até 5MB)
Folha de rosto do projeto de curta metragem informando realização/autoria e contatos (até 5MB)
Autorização do autor, obrigatório no caso de adaptação literária (até 5MB)
Currículo com links para o portfólio (até 5MB)
SPONSOR
PROMOTION
SUPPORT
PARTNERS
PRODUCTION