Mercado Curta Cinema

Nesta 28a edição, o Festival Curta Cinema inaugura o Mercado Curta Cinema. A inciativa objetiva discutir importantes questões para o audiovisual de curta duração, abrindo espaço para o debate e para a informação. Serão três dias com cinco painéis sobre temas diversos.

A inscrição é gratuita, sendo necessário somente escolher quais painéis tem interesse e preencher o formulário.


Painel 1 - "O CURTA NA TV"

25 de outubro, 5ª feira, 15h30 – Cinema Estação Net Botafogo

Palestrantes: Alexandre Cunha (Diretor de Programação e Aquisição de Conteúdo/Canal Brasil) e Camila Lamha (Canal Curta)

Moderadora: Joana Macedo

Fala inicial dos participantes (10/15min): história do curta-metragem na TV brasileira – análise e contexto histórico; atuação dos dois canais (quantitativo de produtos de curta duração exibidos, estratégias de incentivo à produção, alcance de público, etc.).

Pauta: a TV como veículo fomentador da produção audiovisual de curta duração; a função dos canais televisivos: produzir, estimular, exibir; mercado para o curta-metragem nas TVs; programação nos canais fechados; Lei 12.485 e a programação independente nas TVs; iniciativas para promover a produção, segmentação e difusão de conteúdos audiovisuais; formatos (documentário, ficção ou animação) mais apropriados às grades de programação; a influência dos suportes utilizados (16 mm, 35 mm, vídeo e, eventualmente, super8); formação de público.


Painel 2 - "ACADEMIA – A ATUAÇÃO DA ACADEMIA DE ARTES E CIÊNCIAS CINEMATOGRÁFICAS DE HOLLYWOOD PARA CURTAS E DOCUMENTÁRIOS"

25 de outubro, 5ª feira, 17h30 – Cinema Estação Net Botafogo

Palestrantes: Tom Oyer e Linda Olszewski

Moderador: Jorge Pelegrino (diretor-presidente da Academia Brasileira de Cinema)

Fala inicial dos participantes (10/15min): atuação e objetivos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas; funcionamento do mecanismo de indicação e premiação do Oscar; breve histórico sobre a indústria cinematográfica americana.

Pauta: importância e influência da premiação da Academia no desempenho dos filmes no mercado americano e internacional; os curtametragens no Oscar; ações da Academia para a promoção e fortalecimento da produção cinematográfica; relação da Academia com o cinema independente; mercado para o produto audiovisual de curta duração.

* Você está interessado em saber mais sobre o processo de qualificação do Oscar® para documentários e curtas-metragens? Venha participar do painel onde Tom Oyer, diretor associado da Academy of Motion Picture Arts and Sciences, fará uma explicação detalhada sobre os requisitos para qualificação, assim como sobre o processo de submissão e votação das categorias documentário e curta-metragem.


Painel 3 - "MERCADO & FESTIVAIS"

26 de outubro, 6ª feira, 15h30 – Cinema Estação Net Botafogo

Palestrantes: Jaime Manrique/Bogoshorts – Festival de Curtas de Bogotá e Ariane Fecteau – Festival Regard (Québec/Canadá)

Moderadora: Ruth Albuquerque

Fala inicial dos participantes (10/15min): relato das experiências de cada festival, visão geral desde a produção até a distribuição.

Pauta: a atuação dos festivais junto ao mercado audiovisual; análise da relação entre os dois: o mercado fomenta os festivais e vice-versa; estratégias de marketing nas feiras de compras dos festivais.


Painel 4 - "NOVAS FORMAS DE DISTRIBUIÇÃO"

26 de outubro, 6ª feira, 17h30 – Cinema Estação Net Botafogo

Palestrantes: Linda Olszewski (distribuição para iTunes, Amazon, etc. + tv license) e Anaïs Colpin – grupo Manisfest/França

Moderador: Duda Leite

Fala inicial dos participantes (10/15min): exposição sobre as diferentes plataformas de exibição (cinema, TV, Amazon Prime Video, iTunes, Netflix, YouTube, etc.) e consequentes possibilidades de distribuição.

Pauta: estratégias de promoção e distribuição do audiovisual de curta duração (mercados, festivais, etc.); janelas de distribuição; importância das plataformas independentes e gratuitas e serviços de streaming (Afroflix, Curtadoc, Curta o Curta, Porta Curtas, Libre Flix, etc); video on demand.


Painel 5 - "O CURTA COMO NEGÓCIO: DIREITOS E CONTRATOS"

29 de outubro, 2ª feira, 17h30 – Cinema Estação Net Botafogo

Palestrantes: Paula Tupinambá e Flávio Pougy – Pougy & Tupinambá Advogados

Pauta: Propriedade intelectual, direitos do produtor, mercado e licenciamento de direitos de exibição, contratos artistas e técnicos na produção, direitos autorais, etc.


Dados do participante
diretor, produtor, estudante
Marque os paineis que deseja participar
PATROCÍNIO
COPATROCÍNIO
PROMOÇÃO
PARCERIA
REALIZAÇÃO