Inscrições encerradas

Mercado Curta Cinema

Nesta 29a edição, o Festival Curta Cinema realiza pela segunda vez o Mercado Curta Cinema. Este ano o Mercado será composto pelo Encontros _ One to One Meetings, Painel Realidade Aumentada e quatro oficinas

Os objetivos são proporcionar aos profissionais, estudantes e jovens em geral o aprendizado e a experiência de diversos recursos audiovisuais e ao mesmo tempo contribuir para o crescimento e solidificação da indústria criativa.

As inscrições são gratuitas. Basta escolher quais são as atividades de seu interesse e preencher o formulário.


Oficina - Desenvolvimento de Projeto de Documentário

com Beth Formaggini

31 de outubro, 5ª feira, 10 às 13h e 14:30 às 17:30 – Estação Net Botafogo – Rua Voluntários da Pátria, 88

A Oficina de Desenvolvimento de Projeto de Documentário tem como principal objetivo promover a reflexão sobre questões éticas e estéticas no documentário. Tem como foco a pesquisa, etapa fundamental para o desenvolvimento de um projeto de documentário. Os interessados devem apresentar, na inscrição, uma sinopse (no máximo 4 linhas) de projeto de curta metragem.

A oficina abordará os seguintes tópicos:

  • a escolha do assunto a ser tratado
  • a delimitação do objeto no tempo e no espaço
  • a identificação de fontes de pesquisa
  • pesquisa de texto
  • pesquisa de imagens
  • pesquisa de locação
  • pesquisa de personagens
  • os dispositivos

Carga horária: 06 horas de curso
Número máximo de alunos: 12

Beth Formaggini

Documentarista, pesquisadora e produtora audiovisual. Dirigiu: Pastor Cláudio (2017) Selecionado para Première Brasil do Festival do Rio e vencedor do Festival de Vitória; Uma Família Ilustre (2015) 11 prêmios; Xingu Cariri Caruaru Carioca (2015) 6 prêmios; Angeli 24h (2010) 16 com prêmios em festivais; Cidades Invisíveis (2009); Coutinho.doc – Apto 608 (2008); Memória para uso diário (2007), Melhor Filme eleito pelo Júri Popular do Festival do Rio BR; Nobreza Popular (2003); Walter.doc - O Tempo é sempre Presente (2000) - com Luís Felipe Sá; Vida de Criança (1998); Pontos de Vista (1995); Touche pas à mon pote (1987) - Codireção do vídeo clipe de Gilberto Gil.

 

Oficina - Narrativas para YouTube

com Lucas Canavarro

01 de novembro, 6ª feira, 9h às 13h – Casa FIRJAN

A oficina apresentará possibilidades de criação audiovisual fazendo uso de uma metodologia de trabalho e de prática inteiramente feitas com smartphones (Android ou iOS). O objetivo é a elaboração de um material de videoclipe ou vídeo musical.

Aspectos a serem trabalhados:

  • Exposição de fragmentos de trabalhos que propõem novos formatos para YouTube (videoclipes feitos com celular, vídeo álbuns, vídeos musicais);
  • Apresentação das ferramentas do app gratuito de edição de vídeo Premiere Rush, para Android e iOS;
  • Seleção de músicas (uma por dupla de alunos) e elaboração de roteiros básicos para a realização das filmagens (prática);
  • Filmagem/pesquisa de imagens (prática);
  • Edição no Premiere Rush (prática)

Carga horária: 01 aula, totalizando 04 horas de curso
Número máximo de alunos: 20

Os alunos devem trazer um smartphone com bateria 100% carregada (Android ou iOS) para a realização do exercício.

Lucas Canavarro

Cineasta e artista visual graduado pela ECO/UFRJ e com mestrado no Instituto de Artes da UERJ. Dirigiu diversos videoclipes e projeções de vídeos para peças de teatro e dança ao longo dos últimos anos. Seus trabalhos mais recentes são o vídeo álbum “Kayatibu: Ni Ishanai – Floresta Futuro”, em que, entre outras funções, atuou como diretor, editor, câmera, roteirista e oficineiro de audiovisual dentro de uma residência artística feita com o ponto de cultura Kayatibu, com jovens Huni Kuin do Jordão/AC; e “Vestígios do Brasil”, série documental do CineBrasilTV sobre a violação de direitos dos povos indígenas brasileiros, com direção-geral de Lúcia Murat, onde dirigiu o segmento Amazônia/Cerrado. Além disso, também tem diversos trabalhos como assistente de direção, ator e performer.

 

Oficina - Animação Urbana para Instagram

com Diego Akel

04 de novembro, 2ª feira, e 05 de novembro, 3ª feira,10h às 12h – Casa FIRJAN

A proposta da oficina é funcionar como um ponto de partida criativo, desmistificando os processos e requisitos tradicionais, mostrando que se pode animar com o que se tiver à mão, a qualquer hora e em qualquer lugar.

Com o objetivo de expandir o leque de possibilidades, os participantes serão convidados a desenvolver filmes de animação experimental para a plataforma Instagram. Através do aplicativo Stop Motion Studio cada participante desenvolverá seu próprio filme animado utilizando apenas o seu celular e as ruas do Rio de Janeiro.

Ao fim da oficina as animações criadas pelos participantes irão compor um filme coletivo, a ser exibido no encerramento do Festival Curta Cinema 2019.

Carga horária: 2 aulas por dia durante dois dias, totalizando 4 horas de curso
Número máximo de alunos: 12

Os alunos devem trazer um smartphone com bateria 100% carregada (Android ou iOS) e ter espaço livre no dispositivo para a prática (pelo menos 200 megas livres).

Diego Akel

Diego Akel trabalha desde 2002 com artes plásticas, fotografia e cinema de animação, atuando como animador, produtor criativo, realizador, curador e instrutor de oficinas. A obra de Akel no campo da animação experimental é reconhecida internacionalmente como referência na área, com oficinas ministradas pelo Brasil, Europa e América Latina,  já tendo seus filmes citados em sites como Colossal, Cartoon Brew, Hypeness e publicações brasileiras especializadas como a revista Filme Cultura. Hoje está desenvolvendo o termo Animação Livre, e pesquisa a animação como uma forma espontânea de criação artística utilizando dispositivos móveis, mesclando tecnologias de ponta com abordagens artesanais.

 

Oficina - Storytelling - Histórias Incríveis

com Leandro Corinto

04 de novembro, 2ª feira, e 05, 3ª feira, 10h às 12h

O método Storytelling surgiu em meados dos anos 90 e teve como guru Robert McKee, que já ajudou mais de 40 cineastas e roteiristas a conquistar um Oscar e mais de 100 colegas da televisão a ganhar um Emmy. Utilizando este método, a oficina ensina como contar histórias e criar narrativas para roteiros de cinema, Tv e outras áreas da comunicação, como publicidade, jornalismo e propaganda.

As aulas também abordam a criação de narrativas de textos e ensaios, ajudando a aprimorar redação e retórica. Filmes e peças publicitárias serão analisados com os alunos e exercícios individuais e em grupo serão propostos nos dois dias de atividades. Esta oficina é especialmente voltada para profissionais e estudantes da área de comunicação e/ou audiovisual e alunos do ensino médio que buscam aprimorar sua escrita em textos narrativos, redações e dissertações ou têm interesse em seguir carreira na comunicação.

Plano de aulas

Aula 01

  • O que é uma boa história?
  • Os três atos que regem uma história
  • Incidente Incitante
  • Desejo do protagonista
  • Forças Antagônicas
  • Crise/Clímax/Resolução
  • Protagonista
  • Ideia Governante

Exercícios

  • Bao - Identificando Narrativa
  • Breve história de mim - Alunos são incentivados contar suas histórias de forma breve (trazem no dia seguinte para ler em grupo)
  • O que tenho a oferecer ao Mundo? - Redação sobre valores universais e a profissão que querem seguir.

Aula 02

  • Era uma vez a notícia: Storytelling como técnica de redação de textos jornalísticos
  • Estruturando textos e ensaios - discurso e retórica
  • Histórias pessoais - Como identificar narrativas a partir dos fatos apresentados
  • Valores universais e identificação

Exercícios

  • Dinâmica - Cada parte do grupo deve completar a história que outro aluno começou, mas deve estar atento aos três atos e ao arco narrativo. O professor participa ativamente.
  • Leitura e análise dos textos propostos na aula anterior.
  • Contando Minha História - Identificando os valores universais nas carreiras pretendidas (continuação do exercício da primeira aula).

Carga horária: 2 aulas por dia durante dois dias, totalizando 4 horas de curso
Número máximo de alunos: 15

Leandro Corinto

Cineasta, diretor de programas de Tv, filmes publicitários e videomaker. Começou a carreira como assistente de direção de Luiz Carlos Lacerda e Roberto Berliner. Dirigiu três temporadas do “Socorro, Meu Filho Come Ma!,” o “Cozinha Colorida da Kapim“ e o “Socorro, Meus Pais Comem Mal”, todos para o GNT.  Também assinou a direção do "Na Hora do Intervalo", para o canal Multishow.  Escreveu o curta “A Visita”, vencedor de 23 prêmios nacionais e internacionais, exibido em todas as capitais brasileiras e tema de três programas de Tv. "A Hora", outro curta dirigido por Corinto, recebeu prêmios de melhor curta, ator, trilha e roteiro em festivais nacionais e internacionais. Comandou campanhas publicitárias na Argentina e Venezuela e realizou centenas peças publicitárias. Entre seus trabalhos mais recentes está a direção de cenas para a série “Medical Police”, produzida pela Netflix.

 

Painel - Realidade Aumentada: seus usos e possíveis aplicações no audiovisual

04 de novembro, 2ª feira, 14h – Casa FIRJAN

O objetivo deste painel é discutir a aplicabilidade da Realidade Aumentada no mercado audiovisual. Na pauta deste encontro estão a análise do que já existe, sua acessibilidade em aplicações no varejo, na educação e em outras atividades, e também o bônus e o ônus do uso da tecnologia de RA.

Palestrantes:

Rick Bouillet

Formado em desenho industrial pela ESDI/UERJ, atuou como designer na Fundação Roberto Marinho de onde saiu para fundar a Inventum, em 1995. Desde então se dedica a projetos nas mais diversas áreas de comunicação e design, como campanhas, audiovisual, educacional/pedagógica, imagem corporativa, design digital e editorial, comunicação corporativa e eventos. Possui larga experiência em gestão de projetos.

 

Thiago Moura

Fundador da xGB e formado em Marketing pelo Mackenzie, com especializações em Gestão de Marcas e Produtos (FGV), Comunicação Digital (ESPM) e atualmente cursando MBA em Liderança, Inovação e Gestão (PUC-RS). Ex-funcionário do Google (BR e EUA), Yahoo e Alpargatas, é mentor na Aceleradora Cotidiano e Presidente da rede Xoogler.

 
SPONSOR
PROMOTION
SUPPORT
INSTITUTIONAL SUPPORT
PRODUCTION