Masterclass de Direção. Festival Curta Cinema 2018

Com
Silvio Tendler

A masterclass de direção do Festival Curta Cinema 2018 traz o cineasta Silvio Tendler. Com uma trajetória comprometida com questões sociais e políticas, Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries. Conhecido como "o cineasta dos sonhos interrompidos" por abordar em seus filmes personalidades como Jango, JK, Carlos Marighella, entre outros, Silvio Tendler recebeu mais de sessenta prêmios, dentre eles seis Margaridas de Prata – C.N.B.B e o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra.

O cineasta também é responsável pelas três maiores bilheterias do documentário brasileiro são de filmes dele: “Os anos JK – Uma trajetória política”, “O Mundo Mágico dos Trapalhões” e “Jango”.

A masterclass de direção é uma atividade gratuita e aberta à participação do público mediante inscrição prévia. A Masterclass acontecerá no MAM - Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (Avenida Infante Dom Henrique, 85, Praia do Flamengo) no dia 27 de outubro, das 15hs às 16h30.

Para participar preencha o formulário no final desta página.

Silvio Tendler
Cineasta

Silvio Tendler iniciou sua trajetória no cinema através do Movimento Cineclubista, em meados dos anos sessenta. Morou alguns anos no Chile, onde atuou como cinegrafista e dirigiu "La Cultura Popular Vá!”. Foi para a Europa e na França se formou em História e fez Mestrado em Cinema e História pela École des Hautes-Études/Paris VII, Sorbonne.

De volta ao Brasil, na década de setenta, ministrou o curso pioneiro de Cinema e História na Pontifícia Universidade Católica, do Rio de Janeiro. Alguns anos depois passou a integrar o corpo docente do Departamento de Comunicação Social da PUC-Rio onde leciona até hoje.

No início a década de oitenta criou a Caliban Produções Cinematográficas, empresa especializada na produção de biografias históricas de cunho social.

Silvio Tendler produziu e dirigiu mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries. 


Dados do participante
(se houver)
diretor, produtor, estudante
PATROCÍNIO
COPATROCÍNIO
PROMOÇÃO
PARCERIA
REALIZAÇÃO