Creme azul

DIR: Matt Leigh . 11 min . Irlanda . 2010

O tempo pode curar todas as feridas, mas é um péssimo esteticista. Louros, castanhos, grisalhos ou até mesmo azuis, seus cabelos são sua sua coroa gloriosa, não importa sua idade.

Bob e as árvores

DIR: Diego Ongaro . 27 min . EUA, França . 2010

A vida de Bob, um madeireiro de 50 anos que tem um fraco por golfe e rap pesado, e que tenta sobreviver numa indústria ameaçada.

Homem de ouro

DIR: Mels Van Zutphen . 34 min . Holanda . 2010

Na floresta do Suriname, artesãos estão fazendo uma canoa a partir de uma árvore. Enquanto o processo transcorre, dois enormes objetos de ouro viajam de Paramaribo pelo interior. Um homem vestindo um paletó de ouro expressa todo seu abatimento nestas cenas.

O pai

DIR: David Easteal . 16 min . Austrália . 2011

Atormentado pelo passado, um homem procura o perdão e terá que pagar caro por isso.

Todos Dizem Eu Te Amo

DIR: Cecile Ducrocq . 6 min . França . 2010

O namorado de Marion, de 16 anos, acaba de declarar seu amor por ela. Ela pergunta a Josephnie, sua melhor amiga, o que ela pensa sobre isso. As duas meninas não concordam quanto à interpretação das palavras "Eu te amo".

Casa c/ piscina

DIR: Pedro Mendonça, Vasco Monteiro . 18 min . Portugal . 2011

Sem casa, vários lugares. Apenas um se ajusta a Simplicio. Um homem para o qual peixe é sempre trabalho, frequentemente comida, e um dia algo mais.

Incêndio

DIR: Karen Akerman, Miguel Seabra Lopes . 23 min . Brasil, Portugal . 2011

A melhor aula termina com uma lição.

A Biblioteca à Noite

DIR: João Torres . 17 min . França . 2011

As noites em claro de um senhor na sua vasta biblioteca, um lugar enorme – não pelo seu tamanho, mas pela extensão do homem que a criou. Uma biblioteca assombrada por fantasmas. O velho homem não os vê. Há fantasmas ao nosso redor que não podemos ver? Podem os fantasmas nos ver? Podem os fantasmas ver uns aos outros? Os livros na biblioteca ocupam a mesma prateleira, mas os personagens do livro se conhecem? Um livro sempre faz pensar num outro, lido ou a ser lido. Os livros e seus personagens assombram nossas mentes. O leitor é um meio, possuído, que faz a ligação entre os livros, os personagens, o pensamento do autor e o seu próprio.

O Espaço da Mente

DIR: Udita Bhargava . 11 min . Alemanha . 2011

O imaginário de um garoto de 11 anos; seu desejo de morar numa estação espacial na Lua e de ver como os animais reagem num ambiente de gravidade zero. Após viver um sonho de enormes proporções, tendo viajado no espaço, um astronauta deseja estar num deserto. Este é um filme sobre viagem por entre os espaços da mente, sobre um incontrolável desejo, sobre a imensidão e os confins da nossa imaginação.

Você Alugou um Carro Para Chorar

DIR: Isabelle Martin . 15 min . Bélgica . 2010

Às vezes você chora na casa de outras pessoas. Você liga e diz: "Eu não quero que eles me ouçam, eu não quero que eles me vejam, você poderia me dar as chaves do seu apartamento?". Você retribue limpando o apartamento, limpando o tapete ou deixando alguns chocolates na mesa da cozinha. Você tem vários conjuntos de chaves, vários lugares para chorar, bolsas cheias de presentes para chorar nas casas dos outros.

Árvores no Jardim

DIR: João Paulo Oliveira . 10 min . Portugal . 2011

A geometria e beleza das árvores do jardim tropical dão lugar às memórias atormentadas de Germano, um velho jardineiro que ali trabalha.

Avenida França

DIR: Didier Blasco . 10 min . França . 2010

Kamal está andando calmamente pela rua no intuito de fazer seu bebê dormir. A polícia o acusa de roubar sua própria criança. Uma noite qualquer na França: a justiça negada e questionada, a vida aprisionada atrás das câmeras de vigilância.

Barbakan

DIR: Bartlomiej Zmuda . 21 min . Polônia . 2010

Emil B. (21) está retornando para casa após haver trabalhado na Alemanha. Na Polônia, Ana (18) espera por ele. A chegada de Emil supostamente resolveria seus problemas econômicos, mas infelizmente algo dá errado durante a viagem de Emil. Ele continua sua jornada num trem chamado Barbakan. Muita coisa pode acontecer durante as próximas horas... Baseado em uma história real.

A besta

DIR: Attila Till . 20 min . Hungria . 2011

István Balogh é um fazendeiro húngaro que tem absoluto controle sobre sua esposa, família e escravo. Os personagens desta trama encontram seu destino fatal através de relações extremadas. Este filme foi inspirado nas memórias de pessoas que sobreviveram a tais situações.

Terra de heróis

DIR: Sahim Omar Kalifa . 17 min . Bélgica, Iraque . 2011

1988, o conflito entre Iraque e Irã se aproxima do estágio final. Dileer, um garoto de dez anos, e sua irmã Zienee querem assistir a desenhos na televisão, mas é mais fácil falar do que fazer quando o valentão Malo está por perto...

Pistoma

DIR: Yiorgos Fourtounis . 18 min . Grécia . 2011

Um homem retorna à sua vila após um longo período de ausência. De volta à sua casa, ele encontra a sua esposa com uma criança recém-nascida. A regra naquela terra desolada é a vingança, de forma a que tudo possa voltar ao "normal".

Catarse

DIR: Cédric Prévost . 18 min . França . 2010

Um aspirante a diretor de cinema acorda subitamente e percebe que uma câmera está seguindo todos os seus passos. Ele se vê aprisionado num filme que está sendo produzido. Ele luta para fugir, para voltar à realidade, para o estado de sanidade mental e para a garota que ele ama.

Tem água?

DIR: Haraldur Sigurjonsson . 17 min . Islândia . 2010

Um estranho mas íntimo encontro entre dois jovens homens que se conhecem atráves de um serviço de relacionamentos on-line.

O Afinador de Piano

DIR: Olivier Treiner . 13 min . França . 2010

Adrian é um jovem prodígio do piano. Ele teve um colapso após fracassar num concurso internacional e agora trabalha como afinador de piano. Ele finge ser cego com o intuito de invadir a privacidade de seus clientes. Adrien cai na própria armadilha quando sua mentira o leva a testemunhar um assassinato.

A Ronda

DIR: Sophie Goyette . 23 min . Canadá . 2011

A noite chega e Ariane deixa seu bairro sonolento, tomada por um forte desejo de acordar em outro lugar. De um lugar a outro, sua busca se transforma numa peregrinação, numa meditação sobre o abandono, a perda e o poder de abstração da noite.

Meu pai cansado

DIR: Maya Vitkova . 14 min . Bulgária . 2011

Daria, uma garota de oito anos, é assustada por um rato no meio da noite e acorda o pai na tentativa de encontrá-lo. Eles encontram, mas Daria descobre que seus pais não estão mais dividindo o mesmo quarto nem a mesma vida...