Círculo Wr. Neustadt

DIR: Johann Lurf . 5 min . Áustria . 2011

O filme foca de uma forma muito especial a construção de rodovias, num sentido literal. Uma espécie de espaçonave de concreto, um mergulhão criado sob uma rotunda é o fundo silencioso que serve de entrada noturna no filme.

Falta de Provas

DIR: Hayoun Kwon . 9 min . França . 2011

O pai de Oscar é o chefe da aldeia, e ele tentou matar seus dois filhos durante uma cerimônia ritual. Oscar pediu asilo, mas o pedido foi negado porque ele não conseguiu produzir nenhuma prova do fato.

Bagong Silang

DIR: Zena Merton . 10 min . Inglaterra . 2011

Babong Silang é o nome dado à comunidade que usa o Cemitério Navotas nas Filipinas como lar há 40 anos. O cemitério fica perto do mar e já foi um lixão. A população cresceu consideravelmente nos últimos 10 anos, chegando a mais de 1.000 famílias.

Mediterrâneos

DIR: Olivier Py . 30 min . França . 2011

Descobertos depois de 25 anos, filmes de 8 mm levam a uma meditação sobre o destino de uma família e de uma geração. Mediterrâneos é uma autoficção, a história de um casal, de uma família que se funde com a história argelina e francesa da década de 1960, contada por Olivier Py de um ponto de vista tanto lúcido quanto nostálgico.

Matando as galinhas para assustar os macacos

DIR: Jens Assur . 25 min . Suécia . 2011

O filme consiste em nove cenas que se desenrolam na zona cinzenta entre o preto e o branco, onde a política e a estratégia nacionais têm consequências imprevistas na vida de um jovem professor. A estética meticulosamente pensada e a técnica narrativa provocadora do filme pretendem abrir os olhos do espectador para a reflexão e a contemplação. A primeira cena é um único plano de 15 minutos, sem cortes. Experimentamos o mundo como se fosse uma fotografia em mise en scène. Não somos expostos a todos os eventos na vida da mulher, mas somente a fragmentos, e o espectador é convidado a preencher as lacunas da narrativa.

Nós Morremos

DIR: Josephine Links . 14 min . Alemanha . 2011

Minha avó está quase no fim da sua vida, sua pele ficou fina como papel de seda. Agora a vovó está preparando o seu adeus, enquanto eu percebo que sua vida e morte são inseparáveis da minha. Nós morremos é uma abordagem estética do desconhecido, os traços do tempo e nosso adeus iminente - em algum lugar entre aqui e um outro mundo.

Como é bonita a manhã japonesa

DIR: Yuichi Suita . 15 min . Japão . 2011

É manhã no Japão. Precisamos comer para viver.

A redoma e o cone do silêncio

DIR: Eliane Bots . 17 min . Holanda . 2012

O "cone do silêncio” é uma região em formato de um cone invertido imediatamente acima da antena de um radiotransmissor. Os sinais são imperceptíveis. Logo antes de o sinal desaparecer no “cone do silêncio”, o volume fica mais forte. No curta A redoma e o cone do silêncio, três homens estão sendo seguidos. Visitam o litoral regularmente. Cada um tem motivos diferentes para visitar a área.  O litoral funciona no filme como um lugar para se estar só, recordando, sonhando e desejando outros mundos. O litoral como santuário, onde o som se dissolve. Imagens, texto e som conectam o litoral a outros lugares.

O Inconsolável

DIR: Jean-Marie Straub . 15 min . França . 2012

Jean-Marie Straub continua a encenar os Diálogos com Leuco, de Cesare Pavese, um empreendimento que começou em 1978 com Da nuvem à resistência e continuou em 2006, 2007 e 2008 com Quei loro incontri, O joelho de Artemide e Le Streghe – entre mulheres. O inconsolável oferece aos nossos sentidos e submete à nossa consideração uma versão inesperada do mito de Orfeu.

Aqui, Lá e Lisboa

DIR: João Torres . 18 min . França . 2012

Um documentário experimental, um poema visual sobre um encontro com uma cidade que não vemos, mas que se mostra através de sons e impressões térmicas do corpo mapeado de um de seus habitantes.

Apanhador de Almas

DIR: PV Lehtinen . 14 min . Finlândia . 2011

“Dizem que em cada foto tirada, um pedaço da alma vai junto.” Filme sobre um homem que perdeu a alma. Muitas tribos aborígenes acreditavam que se alguém tirasse sua foto, perderiam a alma. Sem alma, a pessoa estava perdida e não mais poderia renascer. Apanhador de almas é uma viagem visualmente impactante ao âmago  da humanidade. Sem palavras, conta-nos uma história em várias camadas e nos deixa refletindo sobre nossa essência invisível, as crenças que a cercam e sobre a humanidade em geral.

Amanhã viveremos de novo

DIR: Corinna Giesen . 20 min . Alemanha . 2012

Quando criança eu achava que podia controlar tudo que acontecia à minha volta. Nos últimos meses me envolvi tanto com os problemas dos outros que viraram problemas meus. Me envolvi tanto que não sei se poderei me libertar. Meu irmão mais novo Tiemo vive com profecias obscuras sobre o futuro e isolado do mundo exterior. Depois de recusar terapia, meus pais não o toleraram mais em casa. Ele se mudou para um carro caravan no jardim de Ingmar, que meu irmão admira. Eu vou lá para ficar com meu irmão, esperando que a partir de agora tudo vai melhorar. É o início de um caso entre mim e Ingmar.

Os animais

DIR: Paola Buontempo . 9 min . Argentina . 2012

Os animais desapareceram do nosso cotidiano e da nossa vista. Embora procuremos por isto, o olhar com que nos comunicávamos se extinguiu.

ALVORADA VERMELHA

DIR: João Pedro Rodrigues, João Rui Guerra da Mata . 27 min . Portugal . 2011

Macau, Mercado Vermelho, fevereiro de 2011. Dois realizadores, um olhar. Os gestos e as rotinas, entre a vida e a morte. Em memória a Jane Russell (21 de junho de 1921 – 28 de fevereiro de 2011).

TOYOKORO

DIR: Maki Satake . 14 min . Japão . 2012

Meus pais se mudaram da minha cidade natal. Eu guardei o tempo que passei lá em Toyokoro-cho, os meus trabalhos, a memória da minha família.

Como Queimei Simon Bolívar

DIR: Igor Drljaca . 9 min . Bósnia-Herzegovina . 2011

Sarajevo, Bósnia-Herzegovina, março de 1992. Um menino de 9 anos prevê que tirará uma nota baixa no trabalho de arte. Desesperado para não receber a nota baixa, ele deseja que aconteça algo que lhe permita faltar à escola.

41 Dias

DIR: Ahmed Abdelaziz . 21 min . Egito . 2012

Em 1994, Roberto Baggio faz a mala rumo aos Estados Unidos para participar da Copa do Mundo. Ele leva seu time à partida final, só um pênalti o separa de fazer história. Mas ele não tem a mínima ideia que Youssef tem de esperar 40 dias para abrir sua televisão e assistir à partida.

Beyrouth 2012

DIR: Bane Saleh . 3 min . Líbano . 2011

Beirute 2012 é um libelo. É uma história crua e violenta que prevê um Líbano pós-apocalíptico destruído pela guerra e suas atrocidades. Serve de lembrete de que, mais que nunca, a paz é um assunto de vida e morte para a sobrevivência do nosso planeta e nossa humanidade.

SHKURTA

DIR: Arzana Kraja . 20 min . Kosovo . 2012

Shkurta é o nome que se dá a meninas em famílias tradicionais para "cortar" a continuação do nascimento de filhas. Pela superstição, acreditam que nascerá um menino a seguir. Uma história curta e silenciosa sobre Shkurta, a filha mais nova da família. Shkurta e seu pai são os únicos que sobrevivem à guerra. Agora, lutam para sobreviver à nova realidade. Shkurta tentando se agarrar ao que lhe resta, e seu pai a uma vida sem um filho homem.

BLACK ROCK

DIR: Vikrant Pawar . 22 min . Índia . 2012

Este é o último encontro de Sampada com Aakash antes de partir. Amanhã, ela deve partir para outra cidade para aprender Pintura. A Pedra Negra nas mãos de Aakash esculpe involuntariamente uma solidão feita de pedaços de momentos. O próximo e o distante se fundem no momento estendido de uma viagem inesperada.

Apneia

DIR: Harald Hund; Paul Horn . 10 min . Áustria . 2011

À primeira vista, Apneia descreve um dia na vida de uma família. Porém os protagonistas têm uma dificuldade considerável em lidar com seu cotidiano. Confrontados com a falta de gravidade, a família se torna instável e a estrutura hierárquica começa a se dissolver.

Olá, Meu nome é Olga

DIR: Tatiana Korol . 38 min . Inglaterra . 2012

Playboy austríaco envelhecido viaja a Kiev para conhecer sua última conquista, mas descobre que ela não corresponde às suas expectativas.

Felix

DIR: Anselm Belser . 1 min . Alemanha . 2011

Toda ação tem uma reação.

Viraremos Petróleo

DIR: Mihai Grecu . 8 min . Romênia . 2011

Paisagens secas são cheias de traços de um metaconflito, para além de assuntos visivelmente políticos ou ideológicos. Um estado de conflito contínuo e inexplicável domina os espaços e a visão, transformando a geografia mineral pura em palco de guerra. A história de petróleo dominando a História.

É um dia tão bonito

DIR: Don Hertzfeldt . 23 min . EUA . 2011

Don Hertzfeldt fecha sua trilogia com Bill lutando para juntar os cacos de sua psique estraçalhada.

A canção do peixe mecânico

DIR: Philipp Yuryev . 19 min . Rússia . 2011

Pescador que vive num povoado deserto do extremo norte recebe um convite para o casamento de um filho que nunca viu. Ele resolve fazer uma viagem de redenção.

Átomos

DIR: Arnaud Dufeys . 18 min . Bélgica . 2012

Hugo, de 34 anos, professor num internato, tem seu cotidiano perturbado por Jules, um adolescente provocador.

Luz da Manhã

DIR: Cláudia Varejão . 18 min . Portugal . 2012

Luz da manhã fecha um círculo de três curtas-metragens de Cláudia Varejão sobre o (des)encontro em família. Em que nem sempre os caminhos coincidem e as rupturas inesperadas não são necessariamente resultado de uma falha. O cotidiano oculta forças maiores e silenciosas. E o seu entendimento apresenta-se muitas vezes como uma tarefa demasiado violenta ou, até, inútil. Seja qual for o olhar que se permite viver, a transcedência das relações humanas estará sempre lá, frontal, inabalável e bruta. Luz da manhã aborda a distância entre três gerações, mãe, filha e neta. Num denso rio que as une, sem motivo aparente além da exaustão, uma rachadura emerge.

Preto

DIR: Seppo Renvall . 3 min . Finlândia . 2011

Uma ilustração para a música de Maija Saksman.

Sete de Sorte

DIR: Claudia Heindel . 25 min . Alemanha . 2011

Irlanda do Norte. O período de conflitos terminou, mas deixou suas marcas. Três garotos a caminho de se tornarem adultos. Um deles exagera na tentativa de experimentar a vida, enquanto outro começa a questionar a sua própria e o terceiro ainda tenta encontrar um rumo. Eles não têm objetivos a não ser passar o tempo testando sua força juvenil com animais, coisas e gente. Cada dia é diferente, mas parece o mesmo.