Pastoreio

DIR: Alexandre Rafael Garcia . 17 min . PR/Brasil . 2009

A rotina do trabalho de Laudelino, pastor de ovelhas no Parque Barigui em Curitiba há quase 20 anos, em meio à região urbana e inúmeras pessoas que praticam esportes ou passam suas horas de lazer.

Vó Maria

DIR: Tomás Mancino von der Osten . 6 min . PR/Brasil . 2011

Uma memória em três tempos.

Caminhão de Cavalo

DIR: Adriano Justino . 10 min . PR/Brasil . 2009

Grandes animais soltos nas ruas de uma gigantesca cidade. Num dos maiores conglomerados urbanos da América Latina, a cidade de São Paulo, há apenas dois laçadores de animais gabaritados para enfrentar a captura de cavalos, bois e caprinos para o Centro de Controle de Zoonoses da Prefeitura Municipal de São Paulo.

Silêncio e sombras

DIR: Murilo Hauser . 8 min . PR/Brasil . 2009

Quem cavalga tão depressa pela noite e pelo vento?

Em Silêncio e sombras o espectador é convidado a acompanhar a difícil jornada do final da infância até as incertezas da idade adulta. O filme é o resultado de um esforço colaborativo liderado pela equipe de criação ao longo de quatro anos.

Ovos de Dinossauro na Sala de Estar

DIR: Rafael Urban . 12 min . PR/Brasil . 2011

A alemã Ragnhild Borgomanero, de 77 anos, estudou fotografia digital e fez cursos de Photoshop e Premiere para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.

Eternamente

DIR: Beto Carminatti . 15 min . PR/Brasil . 2003

"Crônica de um amor anunciado pela rádio"

... Moça pobre e solitária envia carta para o programa de rádio AM Dê ouvidos para o amor na tentativa de marcar encontro com o homem ideal.

Visionários

DIR: Fernando Severo . 15 min . PR/Brasil . 2002

Documentário experimental sobre dois santuários construídos no norte do Paraná por pequenos agricultores de pouca instrução. Um deles, de inspiração budista, contém esculturas de divindades orientais. O outro reproduz uma cidade em pequena escala, destinada a abrigar os sobreviventes de um apocalipse. 

colorado esporte clube

DIR: Fábio Allon . 5 min . PR/Brasil . 2007

Garoto revisita seus traumas de infância ao tentar ao vencer seu medo de piscina.

Mandarim

DIR: Tulio Viaro . 14 min . PR/Brasil . 2007

Este curta-metragem mostra um dia na vida de um misterioso homem de idade que vive uma vida solitária e monótona dentro de sua casa antiga. O filme apresenta duas linhas narrativas diferentes: a narração feita pelo próprio personagem e as imagens que vão se apresentado aos espectadores. O personagem é um pistoleiro de aluguel já em fim de carreira. A profissão do personagem é revelada aos poucos, de maneira dissimulada, à medida que ele fala sobre assuntos corriqueiros, comuns a qualquer pessoa. A fala e as pequenas ações do personagem dão dicas sutis ao espectador até que a suspeita se revela próximo ao final do filme. 

INFINITAMENTE MAIO

DIR: Cacau Rhoden, Marcos Jorge . 19 min . PR/Brasil . 2003

Infinitamente Maio é um drama visceral sobre a traição amorosa. Raul chega em casa e encontra sua mulher, Assíria, fazendo sexo com outro homem. Começa para Raul uma espiral de sentimentos depressivos e violentos que só parecem ter pausa nos breves momentos em que sai de casa, atraindo a atenção de Amanda, vendedora de uma floricultura. Um filme de amor, traição, vingança, sexo, morte e corações maltratados (não necessariamente nesta ordem).

HARUO OHARA

DIR: Rodrigo Grota . 16 min . PR/Brasil . 2010

Hoje você vê a flor. Agradeça à semente de ontem.

A FÁBRICA

DIR: Aly Muritiba . 15 min . PR/Brasil . 2011

Um presidiário convence sua mãe a arriscar a própria segurança para levar um aparelho celular para ele dentro da penitenciária.

Terra Incógnita

DIR: Beto Carminatti, Gil Baroni . 15 min . PR/Brasil . 2006

Depois da morte inesperada de sua esposa, Diego, 75 anos, percebe que sua vida também está chegando ao fim. Livremente inspirado na obra homônima de Érico Beduschi.

SURF SURF

DIR: Wellington Sari . 17 min . PR/Brasil . 2012

Bruna quer ficar com André antes que ele viaje para a praia. Depois de encontrá-lo, a jovem passa o resto do dia com o melhor amigo Jota.

Sobrenatural

DIR: Alexandre Rafael Garcia . 15 min . PR/Brasil . 2012

Giovanni tem 20 anos, trabalha em uma videolocadora e torce para o Santos. Ele procura uma menina parecida com ele para se apaixonar. Até que conhece Nely.

Garota Explosiva

DIR: Evandro Scorsin . 13 min . PR/Brasil . 2012

Thiago está apaixonado pela menina que todas as noites aparece em seus sonhos. Obcecado pelo desejo de encontrá-la, o garoto não consegue mais dormir.

Monique ao Sol

DIR: Wellington Sari . 14 min . PR/Brasil . 2011

Férias de inverno. Monique vai à praia com os pais. Sem amigos por perto, tenta arranjar algo para fazer. Até que conhece um jovem na quadra de vôlei.

A Equação do Amor

DIR: Fábio Allon . 20 min . PR/Brasil . 2012

Colégio Cecília das Flores. 9h15. Sala de aula do 3º ano. Prova de recuperação. Ian, que pensa namorar Nina, que pensa várias outras coisas menos namorar Ian, delira com sua amada e se complica na resolução da prova que pode selar seu destino – conseguirá nosso anti-herói sul-americano resolver seus problemas e não deixar esta página da sua vida em branco? A equação do amor é uma fábula sobre o amor, aquele amor infantil que nos marcou e deixou lembranças por toda a vida. Embarquem nesta incrível odisseia do amor e acompanhem as peripécias de Ian e o fabuloso destino que o aguarda ou, resumindo, como Ian saiu de uma lata de lixo e assistiu televisão num sofá comendo pipoca ao lado de Nina!

Meio-Dia, Isabela

DIR: Evandro Scorsin . 7 min . PR/Brasil . 2011

E se esses forem os melhores dias de nossas vidas?

Pequenos

DIR: Alexandre Rafael Garcia . 14 min . PR/Brasil . 2012

Férias de verão e o menino Lucas se diverte com seus amigos no bairro onde moram. Cada dia que passa, ele se aproxima mais de Ana.

Parabéns pra Vc

DIR: Anderson Simão . 6 min . PR/Brasil . 2011

É o dia do aniversário de Isabela. Ela planeja ter um dia legal com suas amigas e com sua família.

Coloridos

DIR: Christopher Faust, Evandro Scorsin . 12 min . PR/Brasil . 2011

É domingo. Sol, roupas brilhantes, cabelos esquisitos, óculos coloridos. Um grupo de jovens se reúne para debater o lugar que ocupam na sociedade.

Intervalo

DIR: Alexandre Rafael Garcia . 9 min . PR/Brasil . 2010

Pedro tem 16 anos, namora Ana e cursa o ensino médio. Em uma tarde qualquer: o colégio, olhares, a piscina. O azul.

Meu Medo

DIR: Murilo Hauser . 11 min . PR/Brasil . 2010

Independente de sua causa, o medo geralmente faz com que os sentidos da visão e da audição sejam despertados. O ser amedrontado inicialmente permanece parado e sem respirar como uma estátua, ou se abaixa como se instintivamente tentasse escapar da observação. O coração bate rápida e violentamente. A respiração acelera. As pupilas se dilatam. Os olhos permanecem abertos.

A Equação do Amor

DIR: Fábio Allon . 20 min . PR/Brasil . 2012

Colégio Cecília das Flores. 9h15. Sala de aula do 3º ano. Prova de recuperação. Ian, que pensa namorar Nina, que pensa várias outras coisas menos namorar Ian, delira com sua amada e se complica na resolução da prova que pode selar seu destino – conseguirá nosso anti-herói sul-americano resolver seus problemas e não deixar esta página da sua vida em branco? A equação do amor é uma fábula sobre o amor, aquele amor infantil que nos marcou e deixou lembranças por toda a vida. Embarquem nesta incrível odisseia do amor e acompanhem as peripécias de Ian e o fabuloso destino que o aguarda ou, resumindo, como Ian saiu de uma lata de lixo e assistiu televisão num sofá comendo pipoca ao lado de Nina!

28 ANOS

DIR: Eduardo Baggio . 1 min . PR/Brasil . 2003

As diferenças, as semelhanças e o relacionamento entre pai e filho expressos por fotos de família e antigas gravações de áudio.

Filme 1

DIR: Ana Paula Carreiro, Lucía Alvarez . 1 min . PR/Brasil . 2008

Todo ser humano tem coração; e se não tem, conta com qualquer outra coisa que, vez por outra, age de maneira contrária à razão.

Memórias do meu Tio

DIR: Alexandre Rafael Garcia, Alvaro Zeini Cruz . 13 min . PR/Brasil . 2011

As aventuras de Ariel, um garoto de 10 anos que encontra o tio-avô, já morto, e ao lado dele parte em busca de um tesouro inimaginável.

Garoto Barba

DIR: Christopher Faust . 14 min . PR/Brasil . 2010

Fábula sobre uma criança que, devido a uma rara doença, tem barba. Felipe gosta de ser como é, mas se sente deslocado porque as outras pessoas costumam olhar para ele de forma diferente. Quando seus pais resolvem submetê-lo a uma moderna cirurgia de remoção de pelos, será preciso que o garoto tome uma decisão drástica, que mostrará a seus pais e à cidade inteira que às vezes vale a pena lutar pelo o que se realmente é.

Paisagem de meninos

DIR: Fernando Severo . 27 min . PR/Brasil . 2003

Um grupo de meninos tenta superar um obstáculo que poderá impedi-los de assistir no cinema local ao último capítulo de um seriado de aventuras.

Mais doce que uvas

DIR: Ana Paula Carreiro, Lucía Alvarez . 2 min . PR/Brasil . 2007

Stop motion, raposa e uvas

O Muro

DIR: Diego Florentino . 5 min . PR/Brasil . 2009

A bola de Igor, garoto novo em um bairro, vai para o quintal vizinho. Na tentativa de resgatar o brinquedo, duela com o desconhecido.

Eu Não Sei Andar de Bicicleta

DIR: Diego Florentino . 16 min . PR/Brasil . 2009

Um drama familiar que retrata o renascimento de Jorge, um pré-adolescente, que ficou paraplégico. Aline, uma menina sem preconceito, aproxima-se de Jorge, estimulando-o, inconscientemente, a conhecer a sensação da paixão.