Fuga animada

DIR: Augusto Bicalho Roque . 4 min . SP/Brasil . 2013

Um animador de 2D tradicional e seu personagem entram em um conflito travado através de exercícios de animação quando a criatura é maltratada e foge para fora do papel. Porém, seu criador o persegue, enquanto passa por diferentes técnicas de animação.

A baleia e o tesouro

DIR: Alunos da Escola Municipal Dr. Tuffy Nader . 4 min . ES/Brasil . 2014

Uma baleia engolidora de gente guarda um tesouro precioso na boca do rio Jucu.

Não custa nada

DIR: Edu Pereira . 13 min . RJ/Brasil . 2014

Jean sabia que não precisava ser nenhum super-herói para salvar o mundo. Mas acabou descobrindo que a preservação do planeta não está sendo levada muito a sério.

Erros

DIR: Rodrigo Martins . 9 min . RJ/Brasil . 2014

Um menino que passa a ver os erros dos outros, menos os dele, de uma maneira literal.

O maestro do tempo

DIR: Alunos do Projeto Animação . 17 min . ES/Brasil . 2013

Uma homenagem ao grande compositor Heitor Villa-Lobos.

A história dos meninos que andavam de noite

DIR: Flavio Barone . 16 min . SP/Brasil . 2013

Diego é obrigado a passar o feriado com seu meio primo cadeirante Vicente e o que parecia ser uma viagem chata se transforma em uma grande jornada de aventura e amizade quando ele descobre os segredos escondidos no sítio.

Chá de Maçã

DIR: Jordi Piulachs, Lula Gómez . 2 min . Argentina . 2013

Uma maneira bem original para preparar chá de maçã.

Bolo de Cisne

DIR: Amos Sussigan, Nikitha Mannam . 5 min . EUA . 2013

Uma confeiteira gordinha francesa libera a bailarina graciosa que há dentro dela quando combina seus produtos com sua imaginação sentimental.

Curta memória

DIR: Alunos do Estúdio Escola de Animação 2012 – Nível I . 3 min . RJ/Brasil . 2012

Uma girafinha com grandes problemas de adaptação.

Nuvem Cigana

DIR: 勇太 助川 / Yuta Sukegawa . 7 min . Japão . 2014

A nuvem perdida vagueia pelo céu, repetidamente se juntando e se dividindo.

Viagem na chuva

DIR: Wesley Rodrigues . 12 min . GO/Brasil . 2014

A chuva, assim como o circo, percorre um longo caminho até seu lugar de destino. Quando eles se vão, ficam as lembranças.

Menino da Gamboa

DIR: Pedro Perazzo, Rodrigo Luna . 14 min . BA/Brasil . 2014

Gum is a child born and raised at Gamboa beach. He admires his older brother, who works as baggage carrier for tourists. Gum wants to be like him.

Apresentação

DIR: Alex Williams . 2 min . Inglaterra . 2013

É dia de apresentação na escola, então Charlie resolve levar seu amado morcego vampiro para apresentar à turma.

O filme de Carlinhos

DIR: Henrique Filho . 20 min . BA/Brasil . 2014

Carlinhos, garoto sonhador e apaixonado por cinema, quer fazer um filme de terror na pequena cidade onde mora, Ipiaú, no interior da Bahia.

Um ano novo danado de bom

DIR: João Batista Melo . 18 min . DF/Brasil . 2014

Naquele tempo, homens brancos buscavam negros na África para vendê-los como escravos. Esta é a história de três princesas africanas, e sua pequena irmã, que um dia foram aprisionadas em sua aldeia e levadas para uma terra muito distante.

DIR: Marcel Barelli . 8 min . Suíça . 2013

Meu avô me conta uma história que ele inventou e pede que eu faça um filme. Por causa da poluição, dos pesticidas e de outras substâncias tóxicas, uma abelha resolve abandonar sua colmeia, procurando um lugar mais confortável para viver.

Dia branco

DIR: Thiago Ricarte . 19 min . SP/Brasil . 2014

A neblina nas rochas. A fita no arvoredo. Um celular registra a lembrança de estar lá.

De castigo

DIR: Helena Grama Ungaretti . 20 min . SP/Brasil . 2014

Felipe é obrigado a passar suas tardes com tia Guta.

Comida

DIR: Siqi Song . 4 min . China . 2014

Um documentário animado sobre comida. De um jeito irônico e sarcástico, chama atenção à comida, à maneira como a vemos, à maneira como a comemos e ao jeito que pensamos sobre ela. De vegetarianos, veganos, pescetarianos a uns carnívoros seriamente dedicados, a conversa oferece perspectivas de uma ampla variedade de consumidores do mundo todo. Ao juntar entrevistas reais com animação stop-motion, o filme traz uma discussão sobre vários tópicos na indústria da comida, incluindo fazendas industrializadas, o meio ambiente urbano e escolhas de vida.

 

O não dito e o não visto

DIR: Ho Tak Lam . 10 min . China, Hong Kong . 2013

Só trabalhamos para comer. Só comemos para trabalhar. Como uma máquina sem alma. Ao final, estamos realmente lutando para uma vida melhor ou apenas para sobreviver neste mundo?

O fim do mundo será no Brasil

DIR: Sergi Portabella . 11 min . Espanha . 2013

Sergio, um garoto tímido de 16 anos, parte de tarde para viver no Brasil com seus pais. Mas antes disto, toma uma decisão: declarar seu amor por Anna, a namorada de seu melhor amigo.

DIR: Janet Perlman . 10 min . Canadá . 2014

Um filme estranho sobre a vida de um cachorro estranho!

Sem Um Peixe Para Onde Ir

DIR: Janice Nadeau, Nicola Lemay . 13 min . Canadá . 2014

Neste curta de animação baseado no livro Nul poisson où aller, de 2003, de Marie-Francine Hébert, uma amizade une duas meninas de clãs rivais num vilarejo onde as tensões crescem. Os cidadãos com sapatos vermelhos obviamente detestam os que não os têm. Numa manhã fatídica, uma das meninas e sua família são acossadas por seus opressores armados. A menina mal tem tempo de agarrar seu peixinho de estimação antes que os homens sejam empurrados para um lado e as mulheres e crianças para o outro. E assim começa a jornada longa e dolorosa da nossa protagonista em busca de abrigo para si, para sua mãe e para seu peixinho. Este conto moderno fala com compaixão e poesia sobre a intolerância e as consequências da guerra.

Quito

DIR: Rui Calvo . 22 min . SP/Brasil . 2014

Quito é um adolescente que não está confortável com o seu modo de ser. Sua melhor amiga e sua mãe o incomodam quando fazem perguntas que ele não sabe como responder. O garoto pensa que juntar dinheiro para tirar carta de motorista e mudar tudo em sua vida pode ser uma solução. O seu desconforto cresce quando conhece Benê, um garoto que parece mais à vontade para fazer o que quer.

Blecaute

DIR: Julia Menna Barreto . 15 min . RJ/Brasil . 2014

Quatro mulheres e seus pais.

Algum lugar no recreio

DIR: Caroline Fioratti . 20 min . SP/Brasil . 2014

Pelos cantos do colégio, dramas ocultos que o recreio promove e encobre: Lucas e Daniel preparam uma bomba; Nicolas e Jaqueline beijam-se para esconder seus reais desejos; Carvalho tenta controlar seus impulsos a repetidos insultos; e Luiza só quer encontrar um lugar no recreio.

Nem-Nem

DIR: Melissa Hickey . 19 min . EUA . 2014

Numa cidade na fronteira mexicana, Daniel, de 17 anos, pequeno traficante, anseia por uma vida melhor depois de cruzar com uma garota de seu passado e se lembrar o tipo de garoto que era. Com algum arrependimento ele tenta mudar seus hábitos, mas as garras do cartel já o prendem e não o soltarão tão facilmente. Nem-nem se refere aos jovens que “nem estudam nem trabalham” entre 13 e 24 anos, e que são a maior parte da população que mora atualmente em Ciudad Juarez.

Jantar para poucos

DIR: Nassos Vakalis . 10 min . EUA . 2014

Uma alegoria sobre nossa sociedade. Durante o jantar, “o sistema” funciona como uma máquina azeitada. Alimenta somente os poucos eleitos que, com o passar do tempo, tolamente consomem todos os recursos enquanto o resto sobrevive com as migalhas da mesa. Inevitavelmente, quando os recursos acabam, a luta pelo que resta leva a uma mudança catastrófica. Infelizmente, as crias desta transição profunda não se tornam um sinal de esperança, mas imagens escarradas de seus pais.