Um Corpo Feminino

DIR: Thais Fernandes . 20 min . RS/Brasil . 2018

Quando nomeamos algo, ele perde ou ganha sentido? “Um corpo feminino” pergunta para mulheres de diversas gerações a definição de algo que em teoria as unifica. Parte de um projeto transmídia, o filme é a porta de entrada para uma narrativa que possui muitos pontos de vista e nenhuma resposta certa.

Cinco Minutos Por Dia

DIR: Bob Yang, Frederico Evaristo . 10 min . SP/Brasil . 2018

Jefferson e Jorge dividem agora o mesmo teto.

Liberdade

DIR: Pedro Nishi, Vinicius Silva . 25 min . SP/Brasil . 2018

Sow, Abou e Satsuki se encontram em um bairro de São Paulo chamado Liberdade. Uma história sobre imigração, assombrações e resistência.

BUBA

DIR: Nini Cartaxo . 12 min . RJ/Brasil . 2018

Seu Buba se prepara para a chegada de sua neta.

Mais Triste que Chuva num Recreio de Colégio

DIR: Lobo Mauro . 14 min . RJ/Brasil . 2018

A reforma superfaturada do Maracanã para a Copa de 2014. A Reforma Trabalhista de 2017 para a superfartura do empresariado. A Copa do Mundo no Brasil, a World Coup.

O Órfão

DIR: Carolina Markowicz . 15 min . Brasil . 2018

Jonathas foi adotado, mas foi devolvido por ser “diferente”. Inspirado em fatos reais.

A Viagem de Ícaro

DIR: Kaco Olimpio, Larissa Fernandes . 19 min . GO/Brasil . 2018

Bazuca, catador de materiais recicláveis, sonha em voar. Para realizar seu sonho a única alternativa é construir suas próprias asas.

Menino Pássaro

DIR: Diogo Leite . 14 min . SP/Brasil . 2018

Gabriel, 15 anos, um menino vindo do Rio de Janeiro, decide fazer da árvore sua casa. Clarisse, 30 anos, acompanha a situação de Gabriel, dividida entre a indignação pelo tratamento dado ao menino pelos vizinhos e a letargia de sua vida estagnada e dependente da mãe.

Azul Vazante

DIR: Julia Alquéres . 16 min . SP/Brasil . 2018

Uma mãe procura o filho em um leito hospitalar; encontra a filha. entre margens e marés, do centro vaza azul.

Estamos todos aqui

DIR: Chico Santos, Coletivo Bodoque, Rafael Mellim . 20 min . SP/Brasil . 2018

Rosa nunca foi Lucas. Expulsa de casa, ela precisa construir seu próprio barraco. Enquanto isso, um projeto de expansão do maior porto da América Latina avança, não só sobre Rosa, mas sobre todos os moradores da Favela da Prainha.

Vigia

DIR: João Victor Borges . 23 min . RJ/Brasil . 2018

Num grande supermercado, Magno vigia meninos de mochila nos corredores, enquanto a madrugada se arrasta lentamente para Bismarck, o Caixa 11.

A Guitarra e o Plebeu

DIR: Breno Soares . 20 min . RJ/Brasil . 2018

Irio de Paula nasceu em Bangu, tocou choro, passou para a guitarra, fez parte da banda de Elza Soares, viajou com ela para a Itália e ficou por lá. Mais de quatro décadas depois, ele visita a família que deixou no Brasil.

Uma História das Cores

DIR: Victor Hugo Fiuza . 14 min . RJ/Brasil . 2018

É apresentação de final de ano na escola. Escondida da mãe, Vitória decide alisar o cabelo.

Kino Copa 2 - A Última Copa

DIR: Chico Serra, Igor Cabral . 21 min . . 2018

Brasil, 2014. Olhares periféricos em torno da copa que não houve. Samba,
suor e cerveja, mas também resignação e resistência.

Vaca Profana

DIR: René Guerra . 15 min . SP/Brasil . 2017

Nádia é uma travesti que quer ser mãe. Ela será mãe. Ela é mãe.

Majur

DIR: Rafael Irineu . 20 min . MT/Brasil . 2018

Conheça Majur, chefe de comunicação de uma aldeia no interior de Mato Grosso.
O documentário mostra um recorte de um ano de sua vida.

Rio das Lágrimas secas

DIR: Saskia Sá . 25 min . ES/Brasil . 2018

Rio das Lágrimas Secas traz um recorte sobre as perdas sofridas por mulheres de três comunidades, no caminho da lama de destruição do crime ambiental provocado pelo rompimento da barragem de rejeitos de mineração da Samarco, que afetou o Rio Doce, matou 19 pessoas e desalojou inúmeras outras.

Kris Bronze

DIR: Larry Machado . 23 min . GO/Brasil . 2018

No dia 8 de março, Kelly Cristina prepara uma festa apenas para mulheres.

Meu preço

DIR: Hsu Chien . 15 min . RJ/Brasil . 2018

Morena se une as suas amigas transsexuais para mais uma noite de rotina e de luta pela sobrevivência. Porém, ao se deparar com um cliente novo, ela coloca o seu passado a tona de forma violenta e angustiante.

Inconfissões

DIR: Ana Galizia . 23 min . RJ/Brasil . 2017

Luiz Roberto Galizia foi uma figura importante para a cena teatral nas décadas de 1970 e 1980. Foi, também, um tio que não conheci. Este documentário, errático e parcial, procura um resgate do vivido a partir do registro feito em fotografias e filmes super 8 pelo tio Luiz e encontrado por mim 30 anos depois.

Apenas o que você precisa saber sobre mim

DIR: Maria Augusta V. Nunes . 15 min . SC/Brasil . 2018

Os adolescentes Laura e Fábio se conhecem em uma pista de skate e a amizade logo se transforma em algo além. Mas um dia Laura desaparece sem dizer nada.

Arteiro

DIR: Bruno Carvalho . 30 min . MG/Brasil . 2018

Tomé é um jovem rapper que deixou de acreditar em seus sonhos. Agora, internado em uma Unidade Socioeducativa, ele tenta reencontrar na música um novo caminho para seguir.

Capitais

DIR: Arthur Gadelha, Kamilla Medeiros . 11 min . CE/Brasil . 2018

Alice é uma jovem que vive sozinha em Fortaleza. A calmaria da rotina muda quando Laura, filha da sua vizinha de parede, bate em sua porta para perguntar se sabe algo sobre sua mãe. Ninguém tem visto ela há dias; nem Alice, nem Laura, e muito menos os moradores do condomínio.

O Tamanho da Pedra

DIR: Hélio Fróes . 16 min . GO/Brasil . 2017

Dois agrimensores ficam isolados em um deserto no cerrado quando o carro
da empresa quebra. Enquanto esperam socorro, continuam trabalhando.

Regresso

DIR: Rafael Dornellas . 24 min . SP/Brasil . 2017

Antônio, um velho fazendeiro decadente, vive com sua mulher em sua antiga fazenda no interior de São Paulo. Em uma noite, voltando para sua casa, ele atropela e mata um homem. Assustado, abandona o corpo e foge. O morto é irmão de Jóça, um velho morador local. Jóça deseja vingança pela morte do irmão. Francisco, homem de meia idade e filho de Antônio, retorna depois de anos para tentar resolver a situação. Francisco terá que lidar com o pai que não o perdoou por ter ido embora no passado, assim como deverá também conter a violência que aflora ao seu redor.

Tempo

DIR: Victor Uchôa . 15 min . BA/Brasil . 2018

Um jovem fotógrafo volta à sua cidade natal e descobre que o avô está perdendo a memória por conta do Alzheimer. O encontra levanta uma questão: o afeto pode reconstruir uma identidade?

Perdeu

DIR: Pedro Formigoni . 17 min . SP/Brasil . 2018

Sozinha na noite de Sao Paulo, Julia volta para casa quando é abordada por Jonas, um menino de rua que pede por algum trocado. Julia avista uma viatura e, por instinto, pede por ajuda. Quando ela acha que a situação esta resolvida, percebe que os policiais são um problema ainda maior.

O traje

DIR: André Tosatti . 20 min . SP/Brasil . 2018

Após ter passado no processo seletivo para uma vaga de trabalho em uma empresa na capital de São Paulo, Daniel, que veio de outra cidade, precisa retornar para entregar alguns documentos importantes. Porém, ao aparecer vestindo bermuda, ele é barrado na entrada.

Prefiro Não ser Identificada

DIR: Juliana Muniz . 20 min . RJ/Brasil . 2018

Hábitos perdidos, memórias dentro das gavetas, um monte de pedras. O que resta depois de seu filho ser morto? O que há entre o luto e a luta por justiça?  

O mundo é um moinho

DIR: Rubens Takamine . 13 min . RJ/Brasil . 2018

As lembranças fragmentadas de Débora se confundem com a memória social da cidade do Rio de Janeiro. A festa. A crise. A ressaca. O absurdo. A História. Cartola e Carlos Drummond de Andrade. O mundo é um moinho.

Catadora de gente

DIR: Mirela Kruel . 18 min . RS/Brasil . 2018

"Catadora de Gente" é Maria Tugira Cardoso. Há 30 anos a personagem do filme dedica sua vida a catação de lixo. O filme, através de um tocante depoimento, expõe as ideias a respeito da vida, dos preconceitos e da dura trajetória desta mulher, como tantas outras mulheres catadoras no Brasil.

Janaína

DIR: Ana Carolina Marinho . 15 min . SP/Brasil . 2018

Foi pela fome de liberdade que Janaína fugiu para São Paulo. Mulher, mãe, nordestina, ela teve de migrar para transformar dentro de si suas prisões em festa.

Escafandro

DIR: Carolena Moraes . 14 min . CE/Brasil . 2017

Um homem que se depara com a inutilidade de seu ofício ao sentir que os resíduos só aumentam e ele nada pode fazer. Agoniado por um presságio ele decide agir.

 

Você, Morto

DIR: Raphael Araújo . 19 min . ES/Brasil . 2018

O diretor de cinema Petter e o especialista em efeitos especiais Alexandre unem forças para a produção de um novo filme: Você, Morto. Os personagens dessa produção são pessoas mortas, que servem de molde para máscaras verossímeis de seus rostos. Qualquer um esta sujeito a ser um personagem no filme de Petter Baiestorf.

Zornit

DIR: Marcello Trigo . 23 min . PE/Brasil . 2017

Escritor de ficção científica recebe a visita de um alien. Seria verdade ou só um truque de sua mente? Baseado no conto de Stephen King (direitos cedidos num projeto para diretores universitários) este curta-metragem independente estreou no X Janela Internacional de Cinema do Recife em 2017.

Tsunami Guanabara

DIR: Cleyton Xavier, Lyna Lurex . 27 min . RJ/Brasil . 2018

A famigerada saga de Cavalona Dishavada.

Supercomplexo Metropolitano Expandido

DIR: Antoine Guerreiro . 7 min . RJ/Brasil . 2018

O Supercomplexo Metropolitano Expandido é uma máquina superficcional de poder, sucesso e expansão.

Reaction

DIR: Christian Caselli . 8 min . SP/Brasil . 2018

Vivemos num ciclo vicioso: concentração de renda gera concentração de poder. O alto custo das eleições é financiado pelas grandes coorporações e quem se elege cria leis para retornar o fluxo financeiro a seus patrocinadores. São os “Donos do Mundo”, que nunca gostaram da democracia e por bons motivos... Curta baseado no filme "Requiem for the American Dream", com narração de Noam Chomsky