“Coprodução Internacional com a França”

59 min

Classificação indicativa – 14 anos

Dia 17 de setembro, às 19h. Entrada Franca

Cinemaison – Avenida Presidente Antônio Carlos, 58, Centro, Rio de Janeiro.

A produção cinematográfica envolve elementos que perpassam as mais variadas habilidades e esferas de conhecimentos. Enquanto atividade industrial congrega não apenas artistas, como também um amplo espectro de profissionais não vinculados ao processo criativo, mas fundamentais para a realização e promoção de um filme.  As dificuldades de se finalizar uma obra audiovisual compele seus realizadores à busca de parcerias e apoios. A coprodução internacional é uma das formas que permitem a realização de filmes que, muitas vezes, encontram dificuldades em seu processo de produção. A França talvez seja um dos países mais abertos às práticas de coprodução. Isso pode ser conferido no enorme número de curta-metragens estrangeiros que conseguem apoio de instituições francesas para a sua realização, assim como filmes franceses  que viajam o mundo  na busca pela concretizações de suas ideias e temas. Este programa apresenta uma pequena amostra de filmes em curta metragem coproduzidos com a França e que, ano após ano, enriquecem o cenário audiovisual no formato

Debatedores:

OLIVIER CHANTIAUX- Desde 2008, Olivier produziu cerca de 30 curtas-metragens e arrecadou louros, como: competição no Festival de Cannes 2016; selecionado para o prêmio César 2018; pré-selecionado para o prêmio Oscar 2018; pré-seleção para os prêmios César 2017 e Clermont-Ferrand 2016; bem como, agraciado com o prêmio do público no Festival de Aubagne. O produtor começou a carreira na distribuição (Pyramide, Pan-Européenne, Polygram e Universal Pictures) e depois na pós-produção (JACKSON, DIGIMAGE/LVT/CMC). Também foi membro do comitê de seleção de curtas em competição do Festival de Cannes de 2008 até 2018. Hoje, continua como consultor do Short Film Corner.

MATHEUS PEÇANHA- Produtor audiovisual graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, com passagem pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina. Trabalhou como coordenador de projetos na Bananeira Filmes, tendo participado da equipe de  projetos como “Mate-me Por Favor” (2015), “O Filme da Minha Vida” (2017) e “Zama” (2017). Em 2014, fundou a produtora audiovisual Estúdio Giz, onde atua na parte dePlanejamento e Produção. É produtor dos longas "Sem Seu Sangue" (2019), de Alice Furtado, com estreia mundial na Quinzena dos Realizadores do Festival de Cannes 2019, e "Paulistas" (2017), de Daniel Nolasco, com estreia mundial na mostra competitiva "Next Masters" do Dok Leipzig 2017.

Mediador

AILTON FRANCO JR.- Formado em Economia e Cinema trabalha como produtor executivo de cinema e eventos desde 1992. É o idealizador e diretor do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema, realizado há 29 anos. Dentre os projetos de cinema da Franco Filmes, desenvolve a coprodução com a França do longa-metragem “D.O.A. – Morte ao chegar”, de Julien Seri.

Programação de filmes:

O Silêncio

DIR: Ali Asgari, Farnoosh Samadi . 15 min . France, Italy . 2016

Fatma e sua mãe são curdas refugiadas na Itália. Durante uma consulta médica, Fatma precisa traduzir o que o médico diz à mãe, mas a menina fica calada ... - Selecionado para uma competição oficial do Festival de Cannes de 2016.

Happy today

DIR: Giulio Tonincelli . 17 min . France, Italy . 2017

Patricia mora em Kalongo, uma pequena vila remota na região de Acholi, no norte de Uganda. À sombra do Monte Oret, que domina as paisagens de sua vila, Patricia aprende diariamente a acompanhar jovens mães, ajudando-as a superar a dor física e a imensa emoção de dar vida. "Juntamente com a mulher" é o profundo significado de sua vocação, que ela escolheu amar e servir com alegria em sua profissão de obstetrícia.

First Love

DIR: . 15 min . France, Greece . 2017

- E o bonitinho, ele é castrado?
- Não. Ele é livre
- Livre?
- Sim, livre; ele não é castrado. E a garotinha? Ela está menstruada?
- Sim. Ela está no cio.
Duas pessoas solitárias se encontram pela primeira vez. Seus cães se comunicam. Eles também, talvez.

Cinderela

DIR: Magali Magistry . 12 min . Brazil, France . 2011

Amor e perda em um night club no Rio de Janeiro. Até onde Luiza pode ir para passar mais uma noite com o homem que ela ama? – Selecionado para a competição do Sundance Film Festival 2011.

APOIO INSTITUCIONAL
REALIZAÇÃO