Inscrições encerradas


Maiores informações envie e-mail para atividades@curtacinema.com.br

Oficina Cinema Africano Contemporâneo

Quando se fala em ‘cinema africano” em geral se pensa no cinema da chamada África negra. É desse cinema que Joel Zito Araújo tratará na oficina teórica Cinema Africano Contemporâneo. Tendo como ponto de partida a obra de Ousmane Sembène, considerado o pai do cinema negro africano, Joel Zito apresentará um painel sobre a especificidade deste cinema, suas narrativas e estéticas.

O cinema africano, ou mais objetivamente o cinema pan-africanista, nasceu vinculado ao movimento de negritude e a consciência de ser negro. Desenvolvendo um olhar próprio sobre sua história e tradições, os realizadores africanos contribuíram para a construção de uma imagem de cultura e de povo que aponta para diferentes possibilidades de interação com o mundo moderno.

Questões abordadas:
- Cinema pan-africanista
- Narrativas e estéticas africanas
- Subjetividade africana

Vagas: 90 (noventa) participantes

Dinâmica: O painel acontecerá em duas partes, cada uma composta por uma exposição seguida pela participação do público pelo chat.

Data de realização da Oficina: Dia 24 de março às 17h - Plataforma Zoom - Acesso enviado em até 15 min antes do início.


Joel Zito Araújo

Diretor, roteirista, produtor e escritor, conhecido por tematizar o negro na sociedade brasileira, sua obra inclui o livro e filme A Negação do Brasil, ganhador do Festival É Tudo Verdade em 2001, o longa ficcional As Filhas do Vento (2005), ganhador do Festival de Tiradentes e de 8 Kikitos no Festival de Gramado, os docs Cinderelas, Lobos e um Príncipe Encantado (2009), e RAÇA (2013). Fez a première mundial do seu último longa MEU AMIGO FELA/MY FRIEND FELA no IFFR – International Film Festival Rotterdam, recebeu o prêmio Paul Robeson (melhor filme da Diáspora) no FESPACO / Burkina Faso, o Prêmio Especial do Júri Internacional do Festival É Tudo Verdade 2019 e os prêmios de melhor documentário do the 23rd edition of Ecrans Noirs Film Festival/Camarões e do The Pan African Film & Arts Festival 2020 / Los Angeles-USA. Joel doutorou-se em Comunicação na ECA/USP e fez seu pós-doutorado em rádio, TV e cinema na University of Texas, em Austin, USA. Atualmente está finalizando o seu novo longa ficcional O Pai da Rita, com lançamento previsto para o segundo semestre de 2021.


Observação: Verifiquem em sua caixa de spam se chegou a confirmação de sua inscrição.