FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DO RIO DE JANEIRO

CURTA CINEMA 2017

1 a 8 de novembro

27a edição

Rio de Janeiro – RJ – Brasil

 

O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CURTAS DO RIO DE JANEIRO – CURTA CINEMA é exclusivamente dedicado à exibição e à promoção de obras audiovisuais de curta-metragem. O Festival exibe trabalhos finalizados em suportes digitais, com duração máxima de 30 minutos, e tem caráter competitivo e informativo. A programação do Festival Curta Cinema 2017 será constituída por: Competição Internacional, Competição Nacional, Panoramas Latino-Americano e Carioca e Programas Especiais, com o objetivo principal de promover a exibição, a distribuição e a produção da obra audiovisual de curta-metragem. O Curta Cinema é um Festival que qualifica os ganhadores do Grande Prêmio da Competição Nacional e Internacional a pleitearem uma indicação ao Oscar, premiação da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos da América. Além da exibição de filmes, o Festival também promove workshops, palestras e debates. As inscrições de filmes para as competições, panoramas e programas especiais, e para todas as atividades paralelas do Curta Cinema são gratuitas.

 

A data limite para as inscrições de filmes para o Festival Curta Cinema 2017 é: 20 de julho.

 

Endereço para o envio de correspondências e materiais:

Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2017

Associação Franco Cultural

A/C Ailton Franco Jr. – Diretor do Festival

Avenida Beira Mar, 242/502 – Centro

Rio de Janeiro – RJ – Brasil – CEP 20021-060

Tel.: (21) 2553 8918 – Fax: (21) 2554 9059

programa@curtacinema.com.br (somente para informações)

www.curtacinema.com.br

 

REGULAMENTO NACIONAL


Objetivos
O objetivo do Festival é promover e suscitar reflexões sobre o formato curta-metragem, buscando aprimorar o intercâmbio entre a produção brasileira e a internacional. A programação de filmes brasileiros exibirá uma seleção de filmes realizados entre 2016 e 2017 que não tenham participado de processos seletivos de edições anteriores do Festival. A programação internacional será formada por filmes representativos do mesmo período.

Organização
O Festival é organizado pela FRANCO – Associação Franco Cultural.

3. Período
O Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema 2017 será realizado de 1 a 8 de novembro.
Tipo de Festival
Competitivo e Informativo.
Inscrição
5.a.
As inscrições para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – Curta Cinema estão abertasde 9 de junho a 20 de julho de 2017.

5.b. Os filmes devem ser inscritos para a avaliação do comitê de seleção pela plataforma de inscrição online Festhome (www.festhome.com).

5.c. Links de filmes remetidos através de e-mail ou cópias físicas remetidas pelo correio só serão aceitos em casos especiais e mediante autorização prévia da direção e da programação do Festival.

5.d. Os filmes deverão ter até 30 minutos de duração.

5.e. Filmes que tenham sido inscritos em edições anteriores do Festival serão rejeitados.

5.f. Os filmes inscritos para a seleção devem assegurar que possuem os direitos de exibição de imagem e de execução de trilha sonora contida na obra para fins de exibição em Festival e exibições públicas sem fins lucrativos, e isentam a Organização do Festival Curta Cinema de pagamentos de direitos conexos em sua exibição.

 

Critérios de seleção e envio de cópias e material para exibição
6.a. Serão selecionados até 400 minutos de material quevãocompor os programas da Competição Nacional. Outros filmes poderão compor programas temáticos e especiais, com a anuência do realizador/produtor.

6.b. A lista de filmes selecionados será divulgada oficialmente até o dia 29 de setembro de 2017.

6.c. Os formatos de exibição dos filmes selecionados serão DCP e/ou H.264. Informações técnicas específicas sobre os formatos a serem exibidos serão dadas no momento da divulgação dos filmes selecionados. Outros formatos de exibição podem ser utilizados eventualmente e serão analisados caso a caso pela produção do Festival.

6.d. As cópias dos filmes selecionados deverão se encontrar no endereço do Festival até, no máximo, 20 de outubro de 2017.
6.e. Demais materiais promocionais, tais como pôsteres e flyers para divulgação, deverão chegar à organização do Festival até o dia 27 de outubro de 2017.
6.f. Recomenda-se aos filmes selecionados para a Competição Nacional que as cópias de exibição sejam legendadas em inglês para que se facilite a avaliação para os jurados estrangeiros. O Festival não se compromete com a legendagem em inglês das cópias de exibição.

6.g. Os filmes selecionados deverão enviar até o dia 13 de outubro uma declaração, em modelo a ser encaminhado pela organização, comprovando que possuem o direito de exibição de imagem e execução da trilha sonora para sua exibição no Festival.

6.h. As cópias em DCP e/ou H264, remetidas da cidade do Rio de Janeiro, deverão ser retiradas no escritório do Festival até duas semanas após o término do evento. As despesas de transporte para o retorno das cópias de fora da cidade do Rio de Janeiro serão custeadas pela produção do Festival.

6.i. Com a autorização do candidato, todas as informações presentes na ficha de inscrição dos filmes selecionados, assim como até 30 segundos de imagens do filme (em sistema streaming), poderão ser publicadas e exibidas através da página do Festival na Internet: www.curtacinema.com.br


Júri

O júri será composto por profissionais de cinema e cultura, convidados pela organização do Festival, que decidirão pelos prêmios relacionados abaixo. A decisão do júri é suprema e autônoma.

 

Premiação

Grande Prêmio Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro e qualificação para concorrer a uma indicação ao Oscar 2017*

Prêmio Especial do Júri*

Melhor Filme pelo Júri Jovem 2017*

Melhor Direção*

Grande Prêmio de Público 2017*

Prêmio de Público Panorama Carioca

Prêmio de Público Panorama Latino Americano

*Prêmios concedidos a filmes brasileiros e estrangeiros.

Prémios técnicos para filmes da competição nacional serão definidos posteriormente, caso a organização do Festival tenha condições de atribuir e constituir um jurado especial.

Outros prêmios também podem ser atribuídos por patrocinadores e/ou parceiros que queiram valorizar e promover o trabalho de novos realizadores. Os produtores dos filmes selecionados serão comunicados com antecedência para a eventual aceitação em participar de um concurso de prêmios que implique em concessão de direitos de exibição ou correlatos.

A inscrição de um filme no Festival implica na plena aceitação deste regulamento.

© 2017 curtacinema - Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro

PATROCÍNIO
PROMOÇÃO
REALIZAÇÃO