Juri

FESTIVAL CURTA CINEMA

33ª Edição

2024

Rio de Janeiro

17 a 24 de abril

ANAÏS COLPIN

ANAÏS COLPIN

Egressa do departamento de distribuição da Escola de Artes Digitais Le Fresnoy e do Departamento de Curtas-Metragens do Festival de Cannes, Anaïs é coordenadora e responsável pela distribuição na Manifest, desde sua criação em dezembro de 2015. Na distribuidora ela gerencia um catálogo de mais de 350 filmes, suas carreiras em festivais, assim como em vendas na França e internacionalmente.

Anaïs é professora convidada em várias universidades e centros de treinamento de produção, e é vice-presidente da Comissão de Curtas na Unifrance.

EVA RANDOLPH

EVA RANDOLPH

Eva Randolph é formada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense, Rio de Janeiro – e mestra pela Universidade Pompeu Fabra, Barcelona. Os filmes em que participou estiveram em festivais internacionais e nacionais, tais como; Festival de Cannes – Quinzena dos Realizadores e Semana da Crítica, Rencontres du Cinema de Toulouse, Festival de Brasília, Festival de Gramado, Festival do Rio, Janela Int. do Cinema, Festival de Berlim, Festival de Locarno, Festival de Roterdã, Tribeca, BAFICI, entre outros. Recebeu prêmios pelo seu trabalho como realizadora e montadora.

BRUNO F. DUARTE

BRUNO F. DUARTE

Bruno F. Duarte é doutorando e mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ. Graduado em Cinema pela PUC-Rio. Pesquisador de filmes de não-ficção, com foco em raça, gênero e sexualidades. Curador da retrospectiva “Bixaria Negra — O cinema de Marlon Riggs”, no Instituto Moreira Salles, em 2022.

ÁNGELA LÓPEZ RUIZ

ÁNGELA LÓPEZ RUIZ

Mestre em Estudos Latino-Americanos e Bacharel em Artes Visuais (UdelaR), é professora convidada do Mestrado em Cinema Alternativo da EICTV-Cuba, do Doutorado em Prática da Academia de Arte de Viena, do Workshop Decolonial (Musso) da Faculdade de Artes do Uruguai e do Programa de Mentoria do Ministério da Educação e Cultura do Uruguai.

Como curadora, realizou trabalhos para instituições como: Hammer Museum, Berkeley Art Museum, Pacific Film Archive e Fundación de Arte Contemporáneo. Como artista e pesquisadora seus trabalhos foram exibidos na Fundación de Arte Contemporáneo (Montevidéu), na Bienal de São Paulo e em outras instituições culturais e educacionais.

MATHEUS PEÇANHA

MATHEUS PEÇANHA

Produtor audiovisual graduado em Cinema e Audiovisual pela Universidade Federal Fluminense, com passagem pela Universidade de Buenos Aires, na Argentina. Mestre em Produção Cinematográfica pelo programa Kino Eyes (Edinburgh Napier University, Universidade Lusófona, Tallinn University), com bolsa Erasmus Mundus.  Em 2014, fundou a produtora audiovisual Estúdio Giz. Junto com Aline Mazzarella, assina a produção dos longas “Sem Seu Sangue” (2019), de Alice Furtado, com estreia mundial na “Quinzena dos Realizadores” do Festival de Cannes 2019, e “Paulistas” (2017), de Daniel Nolasco, com estreia mundial na mostra competitiva “Next Masters” do Dok Leipzig 2017. É coprodutor dos longas “O Auge do Humano 3” (2023), de Eduardo Williams, com estreia mundial na Competição Oficial do Festival de Locarno, “A Outra Forma” (2022), de Diego Felipe Guzmán Ramirez, com estreia mundial no Festival de Annecy, e “Como Matar a Besta” (2021), de Agustina San Martín, com estreia mundial no Festival de Cinema de Toronto.
LUCIANO PERÉZ FERNÁNDEZ

LUCIANO PERÉZ FERNÁNDEZ

Luciano Pérez Fernández é diretor, fotógrafo e produtor. É graduado em Jornalismo e Cinema, com uma pós-graduação em Cinema Documentário. Tem uma longa carreira como assistente de direção e também produziu e dirigiu produções para Canal Brasil e Futura, além de ter dirigido webséries e videoclipes. Seu curta-metragem documental “Boca de Fogo” fez carreira em mais de 100 festivais, como IDFA, Visions du Réel, Toulouse, Havana, Guadalajara e Melbourne, tendo conquistado 22 prêmios nacionais e internacionais, como o Prêmio Especial do Júri do Curta Cinema, Best Newcomer Award no Docfest Maastricht e Melhor Curta no Festival É Tudo Verdade, sendo qualificado para o Oscar em 2018.